5 cursos para seguir carreira e trabalhar em rádio

O rádio, um dos veículos de comunicação mais antigos e populares no Brasil, já passou por várias mudanças ao longo da sua existência, principalmente no momento da chegada da televisão e, posteriormente da Internet.

Porém, esse meio de comunicação vem se adaptando, se fortalecendo e abrigando profissionais com formação em diferentes áreas. Se você também pensa em trabalhar em rádio, vamos mostrar alguns dos principais cursos para quem quer seguir carreira em uma emissora radiofônica.

1. Comunicação Social

Dentro do campo da Comunicação Social, você pode optar pelo bacharelado de Rádio e TV, oferecido em várias universidades públicas e privadas do país com duração média de quatro anos. O objetivo do curso é formar um profissional especialista na criação, produção, edição, direção e publicação de material radiofônico, além da televisão.

Hoje em dia, com a presença cada vez mais forte da Internet no dia a dia dos ouvintes, as graduações em Rádio e TV também já preparam o estudante para explorar as novas tecnologias e buscar novas formas de comunicação e interação com o público.

2. Jornalismo

Quem opta por um curso superior de Jornalismo também pode encontrar muitas oportunidades nas emissoras de rádio, em que o noticiário tem grande peso e espaço na programação. É o jornalista que vai levar as informações aos seus ouvintes na função de repórter, além de produzir as notícias veiculadas na rádio, realizando todo o processo de produção:

  • organização da pauta;

  • entrevistas com especialistas, representantes do poder público, cidadãos e outras fontes;

  • redação dos textos;

  • gravação e edição das reportagens;

  • apresentação de jornais;

  • coberturas ao vivo.

Ter uma boa voz ajuda um jornalista a se destacar no rádio, porém não é o critério mais importante para atuar na área. O essencial é dominar as técnicas do processo de produção e veiculação das notícias, citadas acima, e estar sempre atualizado e bem informado.

3. Locução

Diversas escolas particulares oferecem cursos completos de locução para quem quer ser um locutor profissional. Mais uma vez, ter uma boa voz pode ajudar bastante, mas não é o suficiente. Existem várias técnicas de locução que podem ser aprendidas pelo profissional para que ele possa transmitir com clareza as informações ao seu ouvinte.

Veja algumas das características de um locutor profissional que podem ser desenvolvidas durante um bom curso de locução:

  • comunicação espontânea e natural;

  • boa dicção;

  • capacidade de interpretação do conteúdo que está sendo transmitido, dando pausa, ênfases e tons de vozes diferentes ao longo do texto;

  • saber cuidar bem da voz.

4. Engenharia de Telecomunicações

O funcionamento de uma emissora de rádio depende totalmente do engenheiro de telecomunicações. Com seus conhecimentos em elétrica e eletrônica, ele pode construir e manter funcionando perfeitamente equipamentos como os transmissores e cabos que fazem a programação das rádios preferidas dos ouvintes chegarem até o dial do aparelho de rádio do carro, da casa, no celular ou no computador.

5. Publicidade e Propaganda

O publicitário é o especialista na criação de campanhas e peças para promover um produto ou serviço e para divulgar e consolidar a imagem de uma marca. Essa função tem espaço nas emissoras de rádio por meio da produção de jingles, anúncios e comerciais. A graduação em Publicidade também tem duração de quatro anos e é oferecida em várias universidades particulares e públicas.

Agora que você conhece alguns dos cursos que podem abrir portas para realizar seu sonho de trabalhar em rádio, já dá para escolher um caminho? Se você gostou das nossas dicas, compartilhe este post na suas redes sociais e mostre também para os seus amigos o leque de oportunidades profissionais oferecidas pelo rádio.

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.