3 cursos online que quem quer trabalhar em rádio deve fazer

Você tem o costume de ouvir rádio nos dias de hoje? Se a resposta for positiva, saiba que você faz parte dos 78% da população que escuta rádio diariamente. Isso quer dizer que a cada cinco pessoas, três sintonizam pelo menos uma emissora todos os dias.

Os dados recém apresentados são da ABERT, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, divulgados em um estudo realizado pela Kantar IBOPE no ano passado.

Ou seja, mesmo com a chegada da internet, o rádio não perdeu espaço. Ele apenas se reinventou. A verdade é que  a internet e o rádio são complementares, Hoje em dia, é muito comum que os conteúdos criados no FM sejam disseminados na internet. Dessa forma, a interação com o público fica ainda maior.

Por conta de todas essas inovações, o profissional que trabalha no rádio precisa ser uma pessoa multitarefas. Engana-se quem pensa que o radialista hoje em dia tem como função exclusiva a locução.  É claro que essa é uma de suas principais funções, no entanto, existem outras qualidades que podem diferenciar um profissional na hora da contratação.

Sabia disso? Ficou interessado? Então veja a seguir alguns cursos online recomendados para quem deseja seguir carreira no rádio.

1. Locução

O primeiro não tinha como ser diferente. Para trabalhar em rádio ter uma boa locução é fundamental. Por isso, um curso online de locução pode ser uma excelente maneira de você desenvolver o seu lado locutor.

Nesses tipos de curso você vai trabalhar a projeção e entonação da voz, assim como a respiração, articulação e uso da voz. É importante você saber diferenciar os diferentes estilos de rádio: jornalístico, publicitário e entretenimento.

EXTRA: Existem cursos específicos para locução esportiva. Vale a pena colocar no currículo caso esta seja uma vontade sua.

2. Produção de vinhetas/áudios/comerciais

Já imaginou? Um profissional completo que escreve suas vinhetas/spots/roteiros, grava, edita e finaliza?

Um radialista assim com certeza terá espaço no mercado de trabalho.

3. Marketing Digital

Com as rádios cada vez mais tecnológicas e digitais, é importante que o radialista tenha uma boa noção de marketing digital, principalmente voltado às redes sociais. Afinal, você provavelmente vai precisar interagir com o seu público, através da internet.

Além disso, é importante estar antenado com as novas tendências do mundo. Dados levantados pela plataforma de cursos online MetaLecture, mostram que os cursos de Marketing Digital são os mais procurados no momento.

Para trabalhar com a carteira assinada como radialista, é importante que você seja formado em um curso superior como Jornalista, ou possua um curso técnico em Rádio e TV.

É importante ressaltar que a profissão de Radialista é regulamentada por lei, portanto é preciso obter registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para praticá-la.

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.