5 dicas para fazer a campanha de carnaval da sua rádio

O carnaval é um dos feriados mais esperados pelos brasileiros. A folia toma conta das ruas, as cidades ganham mais cores e as músicas e fantasias dão o tom da diversão. A tradição festiva favorece a descontração, o público está mais disponível para novas experiências e busca informações de qualidade, afinal é preciso descobrir onde está acontecendo a melhor festa.

Portanto, é indispensável criar uma campanha de carnaval para impulsionar a rádio, aumentar a audiência e fidelizar os ouvintes. Você já sabe como aproveitar essa data? Confira cinco dicas eficientes para colocar em prática!

1. Realize promoções

Criar promoções ainda é uma das melhores formas de expandir a audiência e alavancar a rádio, sobretudo, nos feriados. Para criar uma campanha de carnaval consistente é interessante inovar, apostar na diversão e envolver o maior número de pessoas.

Faça parcerias com comércios, convide artistas e construa um repertório compatível com o momento. Além disso, é preciso engajar toda a equipe, criar e disponibilizar um regulamento para a promoção, divulgar em todos os canais de comunicação e, claro, oferecer prêmios interessantes.

Para um prêmio ser atrativo ele não precisa ter um valor alto. Proporcionar experiências traz bons resultados. Você pode, por exemplo, oferecer almoços, jantares, passeios e ingressos para eventos culturais e garantir um pós-carnaval revigorante!

2. Utilize as redes sociais

Atualmente as redes sociais não são utilizadas apenas para conversar com amigos, mas também para se manter informado sobre os acontecimentos no mundo e até mesmo para entrar em contato com empresas ou procurar empregos.

Por isso você pode utilizá-las para se aproximar do seu público e planejar a programação de acordo com as expectativas dos ouvintes. Além disso, com as redes sociais você consegue alcançar mais pessoas, o que aumenta as possibilidades de conquistar um maior número de ouvintes

No entanto, você deve saber explorar tudo que as redes oferecem. Para isso, evite utilizá-las apenas para a divulgação do link do website da rádio, pois isso não aumenta o interesse do público. Faça enquetes, promoções, publicações de vídeos curtos demonstrado o conteúdo da rádio etc. Aproveite o que cada uma tem de melhor e aumente a proximidade e a interatividade com o público-alvo.

3. Transmita o carnaval em tempo real

Transmitir o carnaval em tempo real aproxima o ouvinte da rádio. Dessa forma, o público poderá desfrutar de boa música para entrar no embalo da folia e se informar sobre os acontecimentos. Utilize a transmissão para dar dicas importantes como cuidados com a saúde e alimentação, movimentação dos blocos, participação de artistas etc.

O momento também pode ser aproveitado para realizar entrevistas. Assim os foliões poderão expressar sua opinião e criar um clima de empatia. Interagir com o público é uma maneira eficiente de impulsionar a rádio e atrair novos seguidores.

4. Use o site como guia de carnaval

Para aproveitar ao máximo a folia é preciso de organização, não é mesmo? Ajude o ouvinte a encontrar as melhores opções do carnaval e a escolher onde vai se divertir. Para isso, disponibilize no site da rádio um guia com os locais, datas, horários e descrições dos eventos. Quanto maior o número de acessos ao site, maior será a divulgação da rádio.

5. Coloque o bloco na rua durante a campanha de carnaval

Nada melhor do que estar próximo ao ouvinte. Ir para a rua durante o carnaval significa explorar o momento e ganhar visibilidade, afinal, milhares de pessoas estão circulando pela cidade. Monte um bloquinho, um estande ou uma blitz para se aproximar do público. Confira algumas ações promocionais:

  • blitz com distribuição de adesivos, leques, picolés, copos com a logo da rádio etc;
  • oferta de espaço para tirar fotos e compartilhar nas redes sociais;
  • degustação de produtos;
  • distribuição de guias de carnaval impressos (associadas à marca da rádio).

Seguindo essas cinco dicas você aumentará o alcance da rádio. Lembre-se que é carnaval, portanto, abuse da criatividade e da descontração para conquistar e fidelizar o público.

Agora que você já sabe como fazer a campanha de carnaval, assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades, ganhar descontos e participar das promoções.

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.