5G já está em 1600 cidades brasileiras

Segundo a Anatel, a tecnologia 5G já está em 1600 cidades brasileiras; A faixa de 3,5 GHz, que começou a ser liberada em abril passado, abrangendo uma população de 141 milhões de brasileiros, o que corresponde a 66,4% do total do país. De acordo com a Agência, o Brasil está atualmente na vanguarda internacional das telecomunicações, com mais de 12 mil estações de quinta geração instaladas, formando a maior rede 5G standalone do mundo. Esse padrão proporciona uma experiência aprimorada de internet móvel aos usuários, abrindo portas para a conectividade na nova economia digital e criando oportunidades para diversos setores produtivos, como agricultura, indústria, educação, segurança e parcerias público-privadas.

“Prestes a completar um ano de implantação no Brasil, o 5G, em sua fase inicial, tem sido um sucesso, com um crescimento de usuários quase três vezes maior do que o observado com a tecnologia 4G no mesmo período, superando as expectativas. A velocidade de conexão tem sido muito bem recebida pela população, que demonstra interesse no avanço tecnológico”, afirma Moisés Moreira, presidente do GAISPI e conselheiro da Anatel.

Ele ressalta que a demanda da população e o esforço conjunto dos agentes envolvidos, incluindo a Anatel, o GAISPI e a EAF, permitiram que todas as capitais e os municípios com mais de 500 mil habitantes fossem beneficiados com a tecnologia antes do prazo estabelecido para 2025.

“A liberação do 5G para os municípios com até 200 mil habitantes continua e já alcançou mais de 67% dos 1.103 municípios dessa categoria”, informa. O conselheiro destaca também o compromisso do GAISPI em liberar o acesso ao 5G para o restante das cidades com mais de 100 mil habitantes (1.377), o mais rapidamente possível, assim como para todas as demais cidades brasileiras.

Na avaliação de Moreira, o Brasil está diante de uma oportunidade única de impulsionar seu desenvolvimento tecnológico e econômico por meio do 5G. “Com um planejamento estratégico adequado, parcerias público-privadas sólidas e investimentos em pesquisa e inovação, o país pode se tornar um líder na adoção e exploração dessa nova era de conectividade. O futuro está à nossa frente, e o 5G será um catalisador para uma sociedade mais conectada, inteligente e próspera”, afirma.

Painel de dados

Para facilitar o acompanhamento dos municípios que já possuem acesso ao 5G, o GAISPI disponibiliza um painel de dados que apresenta a lista dos municípios onde a faixa de 3,5 GHz foi liberada, bem como o planejamento aprovado para as próximas liberações. É possível consultar os municípios, bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, além dos aparelhos celulares certificados para uso do 5G. Os painéis de dados estão disponíveis nos seguintes links:

  • Painel de liberação e planejamento 3,5 GHz: link
  • Painel de estações do SMP (Serviço Móvel Pessoal): link
  • Painel de certificação de celulares 5G: link
  • Painel de presença da telefonia móvel rqual: link

TVRO – Parabólicas

O GAISPI está seguindo as diretrizes do Edital do 5G e está abrangendo municípios nos quais a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF), também conhecida como Siga Antenado, já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. Além disso, foram concluídas as ações necessárias para a desocupação dessa faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), incluindo a instalação de filtros para mitigar interferências em todas as estações do FSS afetadas.

Para aqueles que recebem as transmissões da TV Aberta por meio de antena parabólica, é fundamental adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem o sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar gratuitamente um kit de adaptação do equipamento à Siga Antenado. É importante realizar o agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado, bem como no telefone 0800-729-2404.

Com o avanço do 5G no Brasil, o país tem a oportunidade de fortalecer seu desenvolvimento tecnológico e econômico. A expansão da conectividade proporcionada pelo 5G traz inúmeras possibilidades para diferentes setores, impulsionando a sociedade em direção a um futuro mais conectado, inteligente e próspero.

FONTE: SET

Posted in: