Na segunda-feira, da semana passada, dia 9 de janeiro. A Anatel abriu uma consulta pública sobre a proposta de atualização dos requisitos técnicos relativos à avaliação da conformidade técnica do protocolo IPv6 em produtos para telecomunicações.
O texto completo da proposta estará disponível na Biblioteca da Anatel e na Plataforma Participa.
As contribuições e sugestões, com fundamentação e identificação, devem ser encaminhadas, obrigatoriamente, por meio do formulário eletrônico do Sistema Participa Anatel, no prazo máximo de 60 dias, ou seja, 9 de março próximo.
Não serão consideradas as manifestações encaminhadas por outros meios, exceto em caso de indisponibilidade do supracitado Sistema devidamente atestada pela Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR).
As manifestações recebidas merecerão exame pela Anatel e permanecerão à disposição do público na Biblioteca da Agência.
O IPv6
O IPv6 (Internet Protocol Version 6) é a versão mais recente do Protocolo da Internet (IP), que identifica e permite comunicação entre dispositivos na Internet para que possam ser localizados. Dessa forma, toda máquina é identificada por meio de um endereço IP único para que a comunicação na Internet funcione propriamente. O Protocolo de Internet versão 4 (IPv4), atualmente em uso, possui endereços no padrão 32 bits e sustenta cerca de 4 bilhões de combinações de endereços IP em todo o mundo. Já o IPv6, possui endereços no padrão 128 bits, permitindo, portanto, cerca de 340 undecilhões (1036) de endereços.