A jornalista Gabriella Bini Espósito promoveu recentemente o lançamento do livro “2011 – O poder do rádio na tragédia climática”. A obra tem como foco o trabalho do rádio na tragédia climática ocorrida em 2011 na região Serrana do Rio de Janeiro e exalta o papel realizado pelo rádio na prestação de serviços.
Lançado no final do mês passado, no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), a obra enfatiza o papel exercido pelo rádio como um grande poder de comunicação, não apenas como fonte de informação, mas também como um canal de comunicação entre as famílias que acionaram as emissoras de rádio no intuito de dar e receber notícias dos entes queridos.
Os fatos narrados em “2011 – O poder do rádio na tragédia climática” se referem ao trágico episódio ocorrido entre os dias 11 e 12 de janeiro de 2011, na região Serrana do Rio de Janeiro. Na ocasião, uma forte tempestade provocou enchentes e o deslizamento de centenas de encostas na adversidade que provocou a morte de mais de 900 pessoas.
Além de enfatizar sobre o poder do rádio em meio a esta tragédia, a obra da jornalista Gabriella Bini Espósito também traz ao leitor o pesadelo que se instalou entre a população local ao amanhecer e se depararem com o rastro de destruição por toda a cidade. Na ocasião, Nova Friburgo permaneceu por dias seguidos com o fornecimento de energia elétrica, água e telefonia interrompidos. Também são elencados no livro histórias de superação passadas por profissionais que estiveram envolvidos nos trabalhos, como médicos, jornalistas, militares, entre outros.
Nascida em Niterói (RJ), Gabriella Bini Espósito é pós-graduada em Docência e Gestão do Ensino Superior, Jornalista e Publicitária pela Universidade Estácio de Sá e Radialista pela ER+. Para a elaboração da obra, a jornalista usou como base uma pesquisa científica e acadêmica detalhando a atuação do rádio, através da Rádio Nova Friburgo FM 107.5 de Nova Friburgo.
Fonte da Notícia: Portal TudoRádio.com