Música, poesia, humor, informação e muito mais: isso era o que você encontrava ao ligar a sua rádio no Programa Casé. Tudo isso nas décadas de 1930 e 1940, quando estávamos muito distantes do entretenimento acessível como temos hoje em dia.
Mesmo com a primeira rádio do Brasil tendo sido inaugurada em 1923, muitos contam a história da rádio no Brasil a partir dos anos 30 por causa de Ademar Casé – o criador do Programa Casé. Por conta disso, o programa é lembrado até hoje como um grande case de sucesso que pode inspirar as rádios modernas.
Quer entender por que o programa é um grande case de inovação e entretenimento de massas? Confira ao longo deste artigo!
O que foi o Programa Casé?
Estreando no dia 14 de fevereiro de 1932, o Programa Casé foi o primeiro programa de rádio comercial do Brasil. Sob comando de Ademar Casé, o programa revolucionou a rádio no Brasil nas décadas de 1930 e 1940.
Veja só alguns dos marcos de inovação do Programa Casé:
- Em 1932, o programa foi o primeiro a pagar cachê aos artistas
- Ainda em 1932, o programa fez o primeiro jingle – da Padaria Bragança
- O programa também foi o primeiro a fazer um contrato de exclusividade, em 1933, com artistas como Silvio Caldas
- Em 1936, foi criada a primeira rádio-novela
- Inúmeros artistas foram lançados no Programa do Casé – incluindo João Petra de Barros, Custódio Mesquita e Noel Rosa.
No seu auge, o Programa Casé começava às nove da manhã de domingo e terminava somente à meia-noite. Depois de ser líder de audiência por quase 20 anos, Ademar Casé partiu para a TV – onde continuou fazendo sucesso e inovando com programas inovadores como o “Noite de Gala”.
5 lições que podemos levar do Programa Casé
As rádios atuais podem tirar várias lições do sucesso do programa para melhorar suas próprias programações e conquistar um público mais amplo e fiel. Algumas dessas lições incluem:
1. Ambição e planejamento
Antes mesmo de chegar aos microfones da rádio, Ademar Casé já nos dava lições de ambição e planejamento. Ele trabalhava como vendedor de aparelhos de rádio da Philips e teve uma ideia para alavancar suas vendas: deixá-los na casa dos ouvintes por alguns dias, para que os moradores testassem. Com essa estratégia, ele conseguiu bater recordes de vendas e propôs comprar um horário para ter seu próprio programa na emissora do grupo.
2. Inovação para se destacar
O programa foi inovador em sua época, trazendo novos formatos de programa e linguagem mais descontraída e popular. As rádios atuais podem buscar inovações para suas programações, trazendo novidades que possam atrair e fidelizar seus ouvintes.
3. Diversidade musical
O programa valorizou a diversidade musical, abrindo espaço para novos talentos da música brasileira e diferentes estilos musicais. As rádios atuais podem buscar diversificar sua programação, trazendo diferentes gêneros musicais, assim como programas de variedades e entrevistas com personalidades de diferentes áreas.
4. Foco na interatividade
O programa interagia com seu público, utilizando expressões populares, gírias e as ferramentas disponíveis na época. Atualmente, as rádios podem buscar maior interação com seus ouvintes, promovendo concursos, sorteios e participações ao vivo em suas programações.
5. Acessibilidade para todos
O programa foi um sucesso popular por apresentar uma linguagem acessível e descontraída. As rádios atuais podem buscar aproximar-se do público comum, utilizando linguagem acessível e programações que atendam as necessidades e expectativas do público que desejam alcançar.
Você já conhecia a história de sucesso do Programa Casé? Gostou das lições para inspirá-lo? Deixe o seu comentário!