A Kantar IBOPE Media lançou o Inside Audio 2023, uma nova versão do estudo Inside Radio, focado na audiência do rádio, no perfil e comportamento dos ouvintes.
De acordo com a pesquisa realizada em 13 regiões metropolitanas, 80% da população dessas cidades ouve rádio, dedicando uma média diária de 3h55 à escuta. Quando se trata de outros formatos de áudio, como streamings ou podcasts, esse número sobe para 90% dos entrevistados.
Os ouvintes também notam as mudanças no rádio: 76% dos entrevistados acreditam que o meio se tornou mais moderno em relação a conteúdo e formatos. Para 83%, as notícias chegam de forma rápida, e 64% dos ouvintes confiam nas notícias veiculadas.
Quase seis em cada dez pessoas afirmaram que ouvem rádio na mesma quantidade ou mais do que nos últimos seis meses. Em algumas regiões, como Belo Horizonte (MG) e Grande Porto Alegre (RS), o consumo chega a 84%, com uma média de mais de 3h50 de escuta por dia.
O Inside Audio 2023 também detalha o comportamento dos ouvintes em diferentes contextos. Segundo a pesquisa, 58% dos entrevistados afirmaram escutar rádio em casa durante atividades cotidianas; 27% no carro ou moto particular; 12% no trabalho presencial; 7% no home office; 5% no transporte público; 4% na rua ou ao ar livre, em deslocamento; 4% no carro ou moto de táxi ou transporte de aplicativo; e 4% em outros contextos.
As preferências de programação variam entre os ouvintes. O levantamento aponta que 94% das pessoas preferem música; 32%, noticiários locais; 26%, noticiários nacionais; 25%, notícias de trânsito; e 24% gostam mais de futebol, tanto no formato de notícias quanto de comentários.
Os dados reforçaram a influência da internet na rotina dos ouvintes. O tempo médio dedicado ao rádio na web é de 2h45 por pessoa, sendo que 67% escutam pelo celular, 29% pelo computador e 11% em outros equipamentos. Além do dial, os conteúdos das rádios são consumidos por 39% dos entrevistados no YouTube, 25% nas redes sociais, 22% em podcasts e 12% em streaming de áudio.
No que diz respeito à publicidade, o rádio continua sendo um dos principais meios, com 99% dos maiores 100 anunciantes utilizando o veículo em campanhas nos primeiros seis meses deste ano. Entre os ouvintes, 53% afirmaram prestar atenção nos anúncios transmitidos em áudio. Em relação aos formatos mais lembrados, 50% recordam de comerciais entre os programas e as músicas, 27% lembram de ações feitas por locutores durante os programas, e 25% lembram de promoções ao longo da programação da emissora.
Com a transição do Inside Radio para o Inside Audio, o streaming também foi abordado na pesquisa. 43% dos ouvintes de rádio escutam streaming de música e, desses, 63% ouviram no dia anterior. Os podcasts tiveram um crescimento de 23% em relação ao ano passado, com 50% das pessoas ouvindo podcast nos últimos três meses.
“O rádio, assim, não apenas sobrevive, mas prospera na era digital. Ele permanece um companheiro confiável nas jornadas diárias dos brasileiros, alinhando-se com a evolução do tempo sem jamais perder sua essência atemporal”, afirma Giovana Alcantara, diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais do Kantar IBOPE Media.
Fonte Matéria: INSIDE AUDIO 2023 – Kantar IBOPE Media