3 dicas de decoração para as lives da sua rádio

As transmissões ao vivo, mais conhecidas como lives, já vinham ganhando força nos últimos anos. Mas 2020, por conta da pandemia causada pelo Covid-19, foi o ano do boom nesse formato de transmissão.

O isolamento social forçou empresas de diversos segmentos a se adaptarem a essa realidade para transmitir sua mensagem. Foi uma forma de manter a relação estreita entre público e empresa.

Muitas emissoras de rádio resolveram embarcar na onda e fazer lives de diversos quadros da sua programação. Agora, os ouvintes não precisam mais imaginar como é o locutor da sua rádio favorita e podem acompanhar “mais de perto” os programas da grade.  

Essa nova realidade trouxe outra preocupação. Como está a imagem do estúdio? Se antes esse detalhe não era tão importante, hoje, ter um local apresentável e organizado é uma questão de prioridade.

Por conta disso, selecionamos dicas para você melhorar a qualidade de imagem da sua rádio transformando o ambiente, seja uma emissora tradicional na sua cidade ou uma rádio on-line surgida durante a pandemia.

Cor

É comum que os estúdios de rádio sejam feitos de cores neutras e sem vida. Mas antes de mais nada, saiba que a cor é um aspecto primordial da decoração. Segundo a redatora do SweetestHome, especialista em decoração, Marcela Campos, apostar em cores vibrantes não é uma regra obrigatória, mas é essencial criar uma harmonia entre os elementos do ambiente.

“As cores transmitem a personalidade do local, é como um cartão de visitas da emissora. Então, fuja do monocromático cinza já presente nos aparelhos eletrônicos do estúdio. Pense naquilo que você deseja transmitir. Consultar a psicologia das cores é uma boa alternativa para escolher o melhor tom”, aconselha Marcela.

Luz

Ponto indispensável é uma boa iluminação. Ela valoriza a decoração e melhora a qualidade da imagem. Antes de mais nada, cuidado com a luz natural que entra no ambiente. Ela pode estourar a imagem da live, deixando tudo muito claro.

Já que não dá para contar com a luz do dia, o planejamento da iluminação do local é extremamente importante. Aposte em uma luz difusa e conte com equipamentos específicos para isso, como um softbox. Você também pode apostar em um ring light para destacar o locutor da rádio.

Decoração

Por fim, os objetos decorativos também possuem uma influência na imagem e fazem referência a personalidade do ambiente. “Aqui vale a máxima de que menos é mais, então você não precisa misturar tudo em um único ambiente, como prateleiras, muitos quadros, planta, almofada, etc… Um estúdio de rádio já conta com muitos elementos por conta dos próprios equipamentos”, relembra Marcela.

Um letreiro com a logo e frequência da rádio em harmonia com mais alguns poucos elementos podem trazer elegância sem carregar o ambiente.

Comentários

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.