5 dicas para melhorar o relacionamento com anunciantes de rádio

Qualquer proprietário ou gerente de emissora de rádio que se preze tem uma preocupação em comum, mantar um bom relacionamento com os anunciantes. Afinal, são eles os responsáveis pela principal fonte de lucro desse tipo de empresa.

E, manter os anunciantes sempre satisfeitos com os serviços oferecidos pela sua rádio pode ser mais fácil do que você imagina. Para ajudá-lo, elaboramos uma lista com 5 dicas para melhorar o relacionamento com anunciantes de rádio.

1 – Faça um estudo de públicos e personas

É importante que a equipe publicitária da rádio seja muito bem treinada e alinhada, sendo capaz de fazer um minucioso estudo de público e personas. Os profissionais devem ter clara a diferença entre público-alvo e persona, para que os anúncios radiofônicos sejam realmente eficazes e atinjam as pessoas certas.

Todo esse trabalho deve ser feito junto aos anunciantes, que irão contribuir com informações e, ao mesmo tempo, notar que a emissora de preocupa que os anúncios lhe gerem resultados.

2 – Crie um planejamento estratégico de mídia

Com base nas informações colhidas no estudo de públicos e personas, a equipe publicitária da rádio precisa desenvolver um planejamento estratégico de mídia, que irá definir qual é o melhor horário ou programa que um determinado anúncio deve ser veiculado.

O anunciante precisa ter ciência de que seu anúncio precisa ir ao ar em um programa que seja destinado para ouvintes com perfil similar aos seus clientes. Um curso de pré-vestibular pode ter mais resultados se veiculado no intervalo de um programa com as músicas mais tocadas do momento do que em programa de notícias, por exemplo.

3 – Mostre domínio de recursos técnicos

Gravar um comercial de rádio exige conhecimento e estrutura técnica de áudio adequada. Por esse motivo, é importante que o cliente tenha conhecimento de que a sua emissora possui os recursos desejados para uma produção de qualidade.

Além da estrutura física, é preciso oferecer ao anunciante diferentes opções de locução, com vozes masculinas e femininas, por exemplo. Tudo isso pode ser explicado ao cliente em uma visita guiada aos estúdios da emissora.

4 – Explique sobre as diferentes formas de anúncio

Quem trabalha com rádio sabe que existem dois tipos básicos de anúncio para as emissoras: o spot e o jingle. Enquanto no spot se faz apenas a leitura de um texto com técnicas de mixagem e uma trilha de fundo, o jingle é uma música personalizada e ideal para quem deseja fixar uma marca.

Ao fazer o contrato com o cliente é necessário saber o que ele pensa ser mais adequado para o seu negócio e orientá-lo sobre aquilo que é mais ideal para a situação.

5 – Desenvolva estratégias de pós-vendas

Geralmente as emissoras de rádio fazem contratos por determinados períodos com os clientes. Ao término desse contrato, fazer uma visita ao cliente com uma estratégia de pós-vendas pode fazer com que o relacionamento entre as partes seja mais bem estreitado.

Você pode fazer perguntas relacionadas aos resultados do anúncio, qualidade do atendimento dos profissionais da emissora, etc.

Com essas cinco estratégias, temos a certeza de que você conseguirá aumentar o número de anunciantes de rádio na sua emissora. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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