5 dicas práticas de como criar promoções para a sua rádio!

Não é novidade que ações diferenciadas chamam a atenção do público, alavancando os resultados. O cenário não é diferente no mundo das rádios. As promoções, por exemplo, ajudam a atrair os ouvintes, aumentando assim a audiência. Afinal, não há quem recuse um brinde ou prêmio exclusivo, não é mesmo?

Contudo, é preciso ter cuidado redobrado com alguns aspectos, pois uma campanha que tinha tudo para ser um sucesso pode ter o resultado contrário, prejudicando inclusive a reputação da rádio, caso haja qualquer falha no processo.

Interessou-se pelo assunto e quer saber como criar promoções efetivas, despertando o interesse do ouvinte? Basta continuar a leitura!

1. Determine o regulamento

O primeiro passo para que tudo ocorra como o esperado é definir bem o regulamento da promoção. Nesse momento, é fundamental determinar o brinde que será oferecido, como será selecionado o ganhador, data de duração etc.

Não caia no erro de elaborar uma campanha promocional sem regras bem estabelecidas, pois isso pode afetar a credibilidade da rádio.

2. Divulgue a ação

Para que a campanha promocional seja um sucesso é preciso repercutir o assunto. Utilize os diversos meios comunicacionais da rádio para divulgar a ação — desde redes sociais até mesmo aplicativos e site.

Não se esqueça também de abordar a campanha durante a programação diária. Dessa forma, a ação terá um alcance maior. Lembre-se que quanto mais pessoas falando sobre o assunto, melhor para a rádio.

3. Aproveite as datas comemorativas

Qual o melhor período para criar as ações? Essa é uma dúvida recorrente, não é mesmo? Claro que não existe um dia especial, que vai garantir melhores resultados. Contudo o mais indicado é apostar nas datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dias das Mães, Dia dos Namorados, Páscoa, Natal e outros.

Dessa forma, você conseguirá homenagear os seus ouvintes, mostrando que a rádio realmente se importa com eles, além de conseguir turbinar a audiência nessas datas.

4. Faça parceiras

Como dono de rádio, você já deve ter ouvido falar sobre as tradicionais permutas, certo? Ainda não? O sistema é simples: você fecha parceria com alguma empresa, que vai fornecer o produto ou serviço dela gratuitamente para ser sorteado. Em contrapartida, você concede alguns anúncios para ela.

Uma dica aqui é procurar por empresas idôneas e que trabalham com itens que agregam valor. Quando for negociar com o responsável pela marca, já leve uma proposta plausível. Lembre-se de que a parceria tem que ser vantajosa para os dois, ok? Caso contrário, existe grande chance de você receber um não como resposta.

5. Facilite a participação dos interessados

De nada adianta fechar parcerias, determinar bem o regulamento e encontrar a data apropriada para a ação, mas não fornecer os mecanismos adequados para que os ouvintes participem.

Nesse sentido, é importante incluir na estratégia da campanha a possível participação dos ouvintes pela internet — tanto por aplicativos quanto pelo site. Caso queira, pode também usar o telefone como um meio, mas não se limite somente a ele. Mais do que nunca, as pessoas buscam por comodidade e agilidade, sendo tais ferramentas o caminho ideal para acelerar o processo.

Pode apostar: ao seguir nossas dicas, a sua campanha será um sucesso! Agora que já sabe como criar promoções para a rádio, que tal compartilhar conosco a sua opinião sobre o conteúdo? Ela é de extrema importância para nós!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.