Categorias: Rádio AM e FM

5 dicas práticas de como criar promoções para a sua rádio!

Não é novidade que ações diferenciadas chamam a atenção do público, alavancando os resultados. O cenário não é diferente no mundo das rádios. As promoções, por exemplo, ajudam a atrair os ouvintes, aumentando assim a audiência. Afinal, não há quem recuse um brinde ou prêmio exclusivo, não é mesmo?

Contudo, é preciso ter cuidado redobrado com alguns aspectos, pois uma campanha que tinha tudo para ser um sucesso pode ter o resultado contrário, prejudicando inclusive a reputação da rádio, caso haja qualquer falha no processo.

Interessou-se pelo assunto e quer saber como criar promoções efetivas, despertando o interesse do ouvinte? Basta continuar a leitura!

1. Determine o regulamento

O primeiro passo para que tudo ocorra como o esperado é definir bem o regulamento da promoção. Nesse momento, é fundamental determinar o brinde que será oferecido, como será selecionado o ganhador, data de duração etc.

Não caia no erro de elaborar uma campanha promocional sem regras bem estabelecidas, pois isso pode afetar a credibilidade da rádio.

2. Divulgue a ação

Para que a campanha promocional seja um sucesso é preciso repercutir o assunto. Utilize os diversos meios comunicacionais da rádio para divulgar a ação — desde redes sociais até mesmo aplicativos e site.

Não se esqueça também de abordar a campanha durante a programação diária. Dessa forma, a ação terá um alcance maior. Lembre-se que quanto mais pessoas falando sobre o assunto, melhor para a rádio.

3. Aproveite as datas comemorativas

Qual o melhor período para criar as ações? Essa é uma dúvida recorrente, não é mesmo? Claro que não existe um dia especial, que vai garantir melhores resultados. Contudo o mais indicado é apostar nas datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dias das Mães, Dia dos Namorados, Páscoa, Natal e outros.

Dessa forma, você conseguirá homenagear os seus ouvintes, mostrando que a rádio realmente se importa com eles, além de conseguir turbinar a audiência nessas datas.

4. Faça parceiras

Como dono de rádio, você já deve ter ouvido falar sobre as tradicionais permutas, certo? Ainda não? O sistema é simples: você fecha parceria com alguma empresa, que vai fornecer o produto ou serviço dela gratuitamente para ser sorteado. Em contrapartida, você concede alguns anúncios para ela.

Uma dica aqui é procurar por empresas idôneas e que trabalham com itens que agregam valor. Quando for negociar com o responsável pela marca, já leve uma proposta plausível. Lembre-se de que a parceria tem que ser vantajosa para os dois, ok? Caso contrário, existe grande chance de você receber um não como resposta.

5. Facilite a participação dos interessados

De nada adianta fechar parcerias, determinar bem o regulamento e encontrar a data apropriada para a ação, mas não fornecer os mecanismos adequados para que os ouvintes participem.

Nesse sentido, é importante incluir na estratégia da campanha a possível participação dos ouvintes pela internet — tanto por aplicativos quanto pelo site. Caso queira, pode também usar o telefone como um meio, mas não se limite somente a ele. Mais do que nunca, as pessoas buscam por comodidade e agilidade, sendo tais ferramentas o caminho ideal para acelerar o processo.

Pode apostar: ao seguir nossas dicas, a sua campanha será um sucesso! Agora que já sabe como criar promoções para a rádio, que tal compartilhar conosco a sua opinião sobre o conteúdo? Ela é de extrema importância para nós!

Comentários

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Compartilhar
Publicador por
Bruno Faria

Posts Recentes

Abert propõe preços para a migração do rádio AM

O diretor geral da Abert, Luis Roberto Antonik, apresentou, nesta quarta-feira (7), durante o 27º…

5 anos atrás

Teletronix instala Transmissor de FM de 48.000W na Rádio Cultura

A Teletronix, maior empresa fabricante de equipamentos para emissoras de rádio do Brasil, instalou no…

5 anos atrás

MIGRAÇÃO AM PARA FM: ABERT anuncia data de assinatura do decreto com valores!

O presidente da Abert Daniel Slaviero anunciou, nesta quinta-feira (12), que o decreto com os…

5 anos atrás

Ministério define valores de migração do AM para o FM

Com Dilma Rousseff, André Figueiredo assinou portaria que limita a R$ 4,4 milhões as outorgas…

5 anos atrás

Na EBC, ministro valoriza multiprogramação pela TV Digital

André Figueiredo conheceu as instalações e participou do "Bom Dia, Ministro" Brasília, 26/11/2015 - O…

5 anos atrás

MC lança consulta sobre valores da migração AM/FM

Ministro assinou nesta quarta-feira (24) portaria que regulamentou preços das outorgas em todo o país…

5 anos atrás