Afinal, é possível transmitir web rádio pelo celular?

A resposta curta e rápida é: sim. Web rádios são sistemas de transmissão cujo funcionamento depende de uma conexão entre o aparelho — que pode, sim, ser um celular — e um servidor para enviar um sinal ao vivo a outros dispositivos. Mas, então, como é possível fazer isso?

Neste artigo, veremos quais são as vantagens e o que é necessário para transmitir web rádio pelo celular. Acompanhe!

Por que transmitir web rádio pelo celular

Radialistas, repórteres e produtores de conteúdo, em geral, podem se deparar com situações em que é necessário fazer uma transmissão em tempo real para os seus ouvintes. Seja numa partida de futebol, seja num evento ou numa entrevista coletiva, nem sempre é ideal deixar uma sonora gravada para ser editada e, posteriormente, transmitida.

Tais situações também exigem a mobilidade que apenas um celular pode proporcionar. Então, se você costuma viajar com frequência e precisa ter uma base de transmissão móvel, por exemplo, a web rádio é ideal para o seu perfil.

Com um aparelho equipado com um sistema de web rádio, é possível realizar entrevistas, fazer comentários e apresentar programas especiais ao vivo. Imagine ter todas as opções de uma rádio comum no seu celular, bastando apenas uma conexão à internet para levar o programa aos ouvintes!

Passos importantes para transmitir via web rádio

Agora, veremos os principais fatores necessários para que você consiga fazer transmissões de web rádio pelo celular.

Tenha acesso a uma conexão estável

A transmissão de áudio consome bastante espaço de banda. Mesmo com uma opção de formato mais leve, como o MP3, é recomendável um plano de dados robusto ou, de preferência, uma conexão estável por Wi-Fi.

Esse fator é necessário devido ao intenso tráfego de dados entre o dispositivo e o servidor durante a transmissão. Sem uma conexão constante, a transmissão será cortada a cada oscilação no sinal, e os ouvintes perderão parte do conteúdo.

Baixar um aplicativo de web rádio para celular

Existem hoje opções variadas de apps — alguns só liberam suas funcionalidades mediante pagamento, enquanto outros contam com uma versão gratuita. Por isso, é importante analisar os recursos oferecidos antes de optar por um aplicativo para sua web rádio mobile.

Não basta, contudo, apenas ter o app no celular. Também é necessário fazer alguns ajustes nas configurações para que a sua rádio esteja pronta para entrar no ar.

Ajuste as configurações

Os aplicativos disponíveis no mercado permitem essa customização do app e da transmissão para que a sua transmissão seja otimizada. Como orientação geral, a aba de configurações pode ser encontrada em um menu lateral ou suspenso quando o aplicativo é aberto.

Primeiramente, você deve escolher o servidor: pesquise e analise quais são os mais recomendados dentro da sua lista de opções. Isso é muito importante, uma vez que é por lá que toda a sua transmissão passa antes de chegar ao ouvinte.

Outra opção que vale a pena ser customizada é o encoder — grosso modo, o formato do áudio. O MP3 é bastante eficiente por ter tamanho reduzido, mas se você preza pela qualidade do áudio e tem acesso a uma conexão estável, pode optar por formatos como AAC e OGG.

Por fim, coloque o diretório (ou pasta), onde ficam as músicas e efeitos que você deseja transmitir para os ouvintes. Esse será o lugar acessado pelo software sempre que você quiser colocar um som para tocar.

Caso você use um programa de computador como base para sua rádio e deseje colocar um smartfone na mesma “sintonia”, isso é possível com um app de web rádio. Basta preencher os campos correspondentes com os mesmos dados na aba do servidor.

Dica final: evite aplicativos gratuitos

Para que a transmissão seja feita com poucos ruídos, é importante utilizar aplicativos de qualidade — de preferência, versões pagas. Depois todo o processo de configuração, é só apertar um botão e fazer o que você faz melhor: comunicar-se com as pessoas!

Enfim, como vimos, transmitir web rádio pelo celular é uma opção extremamente vantajosa para locutores e produtores de conteúdo que precisam de mobilidade e agilidade.

Gostou da leitura? Agora que já entende os segredos da web rádio no celular, confira também como conseguir mais anunciantes para sua rádio!

Comentários

Leia também:  Indicadores de desempenho na rádio: o que eu preciso acompanhar?
Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.