Brasil sedia encontro sobre padrão de TV digital

Países que adotaram o sistema ISDB-T trocam experiências e discutem normas técnicas

Brasília, 30/11/2015 – Representantes dos países que adotaram o padrão de transmissão de TV digital ISDB-T estão reunidos até amanhã (1/12), em Brasília, para a 7ª Reunião Anual do Fórum Internacional ISDB-T e 3ª Conferência Intergovernamental de Televisão Digital Terrestre. O objetivo dos encontros, realizados no Ministério das Relações Exteriores, é a troca de experiências entre os países e a harmonização das normas técnicas do sistema de TV digital.

Itamaraty(Foto: Herivelto Batista)

O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Francisco Ibiapina, fez a abertura do fórum, na manhã desta segunda-feira (30), destacando que a cooperação mútua é indispensável para o êxito da implantação da tecnologia, que, hoje, contempla 630 milhões de pessoas. “É uma grande oportunidade para os países membros buscarem o avanço conjunto e harmônico do ISDB-T, por meio do confronto de ideias e do interesse comum”, reforçou.

Itamaraty1

Harmonização

Na primeira parte do encontro, os participantes analisaram as ações já adotadas em cada país na implementação do sistema. Dos 18 países que adotaram o ISDB-T, 11 deles enviaram representantes ao fórum – Argentina, Chile, Equador, Costa Rica, Honduras, Peru, Venezuela, Honduras, Paraguai, Japão e Brasil.

Durante a reunião, os membros vão discutir detalhes técnicos e buscar um consenso sobre três temas: harmonização do hardware e do middleware Ginga, que permite a interatividade pela TV; e a adoção do sistema Emergency Warning Broadcast System (EWBS), que alerta a população em casos de catástrofes naturais.

O sistema utilizado no Brasil é fruto de parceria com o governo do Japão. O padrão nipo-brasileiro proporciona maior qualidade da imagem e do som, possibilita a interatividade com o telespectador e acesso por dispositivos móveis, como celulares, tablets e aparelhos GPS.

Fonte: Ministério das Comunicações

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.