Como melhorar o estúdio de TV da emissora?

Atualmente, as emissoras conseguem se destacar com a qualidade do material oferecido. Por isso, trabalhar para manter um estúdio de TV que priorize a qualidade de equipamentos é essencial.

Um áudio sem ruídos e uma imagem nítida são alguns dos diversos diferenciais que auxiliam no crescimento dos canais. Sendo assim, as empresas precisam investir cada vez mais para transmitir conteúdo relevante junto com um alto padrão de produção.

Quer entender como tudo isso pode ser feito? A seguir, você vai encontrar uma lista com os principais equipamentos de TV que vão auxiliar na melhoria do estúdio da sua emissora. Confira!

Qual a importância de se investir na qualidade de equipamentos?

A televisão é um meio de comunicação que incita o consumo do público por meio de estímulos visuais e auditivos. É por essa razão que as emissoras precisam investir em seus equipamentos. Quanto melhor a qualidade do material transmitido, mais espaço entre os telespectadores a estação consegue atrair.

Afinal, imagens em baixa resolução, áudios cortados, com ruído ou eco no estúdio de TV são alguns dos pontos que podem prejudicar a retenção do público e afastar a audiência. Assim, quanto melhor for o seu material de trabalho, mais conteúdos de qualidade serão propagados, atraindo novos espectadores e gerando maiores receitas.

Para aprofundar, listamos as principais vantagens de investir em equipamentos de qualidade no seu estúdio de TV. Vamos lá?

Melhora a audiência

Atualmente, a população opta por programas de qualidade nos mais variados contextos. Afinal, ninguém gosta de assistir algum vídeo, notícia, série ou novela com problemas de áudio e vídeo, não é mesmo?

Dessa forma, investir em equipamentos de TV fornece à audiência uma experiência melhor, tornando-a constante e ativa todos os dias e evitando a instabilidade que muitas vezes aparece.

Aprimora a qualidade dos programas oferecidos

Alinhada ao aumento da audiência, outra vantagem que surge com os equipamentos de TV é a qualidade dos programas oferecidos. Vamos pensar juntos: mesmo que o conteúdo do programa continue o mesmo, é inevitável que a sua qualidade fique melhor, já que a transmissão de áudio e vídeo foi aprimorada.

Investir em microfones melhores, conversor digital e transmissores eleva o padrão de qualquer programa, influenciando tanto na quantidade de pessoas assistindo quanto na motivação da equipe de trabalho, resultando em ganhos exponenciais.

Garante mais anunciantes

Quantas vezes você já viu alguma propaganda no intervalo do seu programa favorito? Pois é, os anúncios estão presentes em todos os canais de comunicação, favorecendo tanto a emissora quanto as empresas publicitárias.

Com mais anunciantes, propagandas e merchandising de qualidade, o estúdio de TV garante uma campanha publicitária eficiente, conectando marcas e consumidores ao atingir o público desejado. Assim, a emissora cria um ambiente propício para a criação de novos negócios que podem potencializar seu alcance.

Quais equipamentos são essenciais em um estúdio de TV?

Até agora, falamos sobre a importância de investir em equipamentos de qualidade. Mas, afinal, quais são eles? Nós separamos uma lista do que não pode ficar de fora da sala de gravação da sua emissora. Confira!

Superfície de controle

A evolução da tecnologia e os novos softwares permitiram que muitas mixagens de áudios passassem a ser realizadas em computadores e notebooks. Contudo, o material pode não ficar com a mesma qualidade.

A superfície de controle é um controlador de áudio que permite edições no mesmo formato de mesas analógicas de anos atrás, mas com um formato mais tecnológico e configurações avançadas. Isso garante um trabalho mais profissional e um som impecável para os espectadores.

Conversor digital

conversor é encarregado de transmitir o áudio e o vídeo da emissora com uma das melhores qualidades disponíveis para os telespectadores da TV aberta e responsável por converter o conteúdo de analógico para digital.

Leia também:  Fórum SBTVD reúne associados em Encontro de Comunicação

Em estúdios pequenos, esse recurso está disponível em alguma outra ferramenta. No entanto, em caso de emissoras de TV, o comum é adquirir um equipamento específico, para oferecer a melhor conversão digital que a televisão pode disponibilizar.

Centro de comando para monitores

Muitas vezes é preciso controlar a qualidade das gravações e avaliar se o áudio está soando tão bem no material quanto no estúdio. Esse equipamento permite que os profissionais consigam alternar o som em diferentes alto-falantes ao mesmo tempo.

Existem diferentes modelos de centros de comando para monitores, e por isso é necessário avaliar qual é a melhor opção para atender às necessidades da emissora e agradar a audiência.

Transmissor

O transmissor de um estúdio de TV precisa ter alta qualidade. Isso porque é ele o responsável por fazer as trocas de câmera e estabilizar a qualidade do áudio, codificando o sinal e permitindo uma transmissão impecável.

Justamente por isso, investir em um bom equipamento automaticamente eleva a qualidade da sua emissora, criando uma boa imagem empresarial que potencializa o faturamento e as negociações.

Como escolher os melhores equipamentos de TV?

Não podemos negar: hoje existem diversas marcas e modelos vendendo equipamentos de TV. Entre tantas possibilidades, como escolher aqueles que realmente trarão os benefícios citados?

É importante ter em mente que essa escolha pode ser decisiva no seu trabalho, tendo em vista o aumento da audiência, a melhora na transmissão e a motivação da sua equipe durante o dia a dia de trabalho. A seguir, separamos as melhores dicas para você escolher os equipamentos que realmente farão diferença na sua emissora. Confira!

Observe o suporte técnico

Quando compramos um material, uma das primeiras coisas com a qual precisamos ficar atentos é o suporte técnico. Isso porque os imprevistos podem acontecer e, muitas vezes, precisamos de um suporte especializado que dê as diretrizes para lidar com os problemas da melhor forma possível.

Ao comprar o seu equipamento, analise quais são os suportes que o fornecedor disponibiliza, se tem atendimento 24 horas, qual é a garantia estabelecida e os seus direitos como consumidor.

Fique atento à qualidade

Além disso, é fundamental pesquisar sobre a qualidade do produto, para garantir uma compra consciente de um instrumento que potencialize o seu trabalho. Sendo assim, procure observar quais são as especificidades do produto e as análises dos outros consumidores, conferindo quais foram os pontos positivos e negativos do equipamento.

Converse com a equipe

Por fim, é necessário ter um diálogo aberto com a equipe para garantir que a operacionalidade do equipamento permite um bom trabalho, tendo em vista que quem compra o produto normalmente não trabalha diretamente com ele.

Assim, reúna os colaboradores que lidarão com o equipamento, tire suas dúvidas, promova uma conversa entre a equipe e garanta que todas as expectativas e diretrizes de trabalho estejam alinhadas. Isso permite um trabalho coeso que só traz benefícios para sua emissora.

O estúdio de TV da emissora é responsável por criar grande parte do conteúdo que vai ser transmitido para a audiência, portanto, não deixe de procurar a melhor fornecedora para garantir a qualidade de equipamentos. Os resultados, como o crescimento dos espectadores, vão surgir rapidamente com a melhoria da sua transmissão.

Agora que você já sabe quais equipamentos de TV precisam fazer parte do seu estúdio, aproveite para entrar em contato conosco e conferir os nossos produtos!

Comentários

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe uma resposta