Como o comportamento do consumidor impacta na realidade das rádios?

Desde o surgimento da internet, no final dos anos 80, novas formas de relacionamento estão se estabelecendo. A globalização tornou-se um imperativo e basta um clique para acessar informações e adquirir produtos que podem estar do outro lado do continente.

O avanço no desenvolvimento de diversas tecnologias aumentou a conectividade e modificou significativamente o comportamento do consumidor. Nesse cenário, as rádios precisam permanecer atentas para manter a audiência e conquistar novos ouvintes. Para isso, é indispensável que elas se reinventem e consigam acompanhar as transformações da sociedade.

Você sabe quais são os impactos das novas tecnologias nas rádios? Já descobriu quais estratégias devem ser adotadas? Confira tudo isso neste post!

Como as novas tecnologias impactam nas rádios?

A principal consequência das novas tecnologias pode ser resumida em uma palavra: velocidade. Agora, tudo ficou mais dinâmico e imediato. As cartas foram substituídas pelos e-mails, as fotografias de papel por álbuns nas redes sociais e as chamadas telefônicas por mensagens instantâneas.

Agora, só é necessário um clique para acessar milhões de conteúdos utilizando os smartphones. Com isso, o comportamento do consumidor sofreu alterações e os usuários buscam acesso facilitado, migram cada vez mais para as plataformas online e ampliam o uso dos aplicativos.

As rádios precisam se adaptar à nova realidade, já que os consumidores entendem que as músicas e notícias podem ser acessadas por outros meios. Para se manter viva, ela precisa utilizar a tecnologia como aliada e os programas devem ser compatíveis com o novo comportamento do consumidor.

Isso quer dizer que é preciso reformular suas possibilidades de comunicação. Engana-se quem pensa que as rádios estão morrendo. Agora, elas são capazes de oferecer novidades e aproveitar a tecnologia, por exemplo, dos smartphones equipados com transmissão de rádio. Que tal dar uma olhada em algumas alternativas para inovar e cativar o ouvinte?

Expansão de conteúdos pelas redes sociais

O novo público está conectado às redes sociais e para dialogar com ele é indispensável promover a rádio nos meios mais utilizados. Para isso, escolha as redes e elabore uma rotina de interação com publicações planejadas.

Vale lembrar que expandir os conteúdos para as redes sociais é mais que fazer postagens atualizadas. Para ganhar curtidas, cativar o ouvinte e atrair o público dedique-se também aos comentários.

Facilite a participação durante a programação por meio das mensagens instantâneas, sobretudo, nos programas ao vivo. Durante o período de maior audiência, reforce a utilização das redes pela rádio e crie vínculos entre os conteúdos, o locutor responsável e o público.

Integração com os meios digitais

Além de marcar presença nas redes sociais, uma ótima estratégia para cativar o ouvinte é investir em sites, canais multimídias e em aplicativos. Não é de hoje que o público gosta de conhecer a rotina dos bastidores de uma estação.

Para isso, você conta com canais como Youtube. Fazer publicações de vídeos apresentando os locutores e todos os envolvidos na transmissão é uma das formas de divulgar a rádio e atrair novos consumidores.

Outra opção é investir no site e em aplicativos que permitam ao usuário ter acesso aos conteúdos de qualquer lugar. Afinal, os smartphones já fazem parte da rotina da maioria dos brasileiros.

Embora alguns empresários acreditem que o investimento não é viável, a verdade é que os valores desprendidos inicialmente podem ser rapidamente recuperados com o aumento da audiência e com a divulgação de anúncios publicitários.

O comportamento do consumidor na atualidade requer das rádios uma nova postura. É indispensável acompanhar as tendências para atrair e envolver o público já fidelizado e, também, os ouvintes mais jovens que já nasceram na era da internet e dos smartphones.

Agora você já sabe exatamente qual é o impacto do comportamento do consumidor contemporâneo nas rádios e quais estratégias adotar, que tal ter acesso a outros conteúdos? Assine a nossa newsletter!

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.