Como utilizar a programação de uma rádio para auxiliar no combate à Covid

A pandemia trouxe à tona vários dos perigos relacionados à propagação de notícias falsas. Mas, ao mesmo tempo, reforçou o movimento contrário: o de valorização das mídias tradicionais e do bom jornalismo. Com isso, o papel dos meios de comunicação, entre eles o rádio, se tornou ainda mais importante. Além de informar, também é preciso combater a desinformação. Veja quais são as formas mais eficientes de utilizar a sua emissora para ajudar na luta contra o coronavírus:

Aproveite o caráter local

É essencial utilizar a programação da rádio para auxiliar no combate à Covid-19. Pelo caráter regional da mídia, é possível alertar a população de modo mais eficaz, principalmente no caso de emissoras que atuam em cidades menores, que dificilmente são contempladas com informações locais nas redes de televisão e nas notícias da internet.

A falta de dados locais pode passar uma falsa sensação de segurança. Por isso, buscar as informações mais atualizadas da sua cidade e inseri-las na programação é fundamental para que a população saiba exatamente a situação da doença na região. Uma dica é utilizar os dados das buscas na internet para entender quais são as maiores preocupações de sua localidade no momento. Tendo esta noção, a emissora pode direcionar os cuidados necessários para a prevenção.

A Fundação Oswaldo Cruz oferece dezenas de spots gratuitos para rádios comunitárias, com informações sobre as medidas preventivas contra o vírus. Utilizar materiais deste tipo é uma forma de dar mais credibilidade às informações.

Alerte também para outros perigos relacionados à pandemia

Mesmo que o coronavírus seja a maior preocupação no momento, o contexto pandêmico traz alguns outros perigos que podem ser combatidos com informação de qualidade. Um deles está relacionado com a saúde mental da população. Ainda existem muitos tabus quando este tema surge. Logo, é papel das emissoras de rádio transmitir o conhecimento para a população.

Outra preocupação é o sedentarismo. Uma pesquisa feita pelo site GUIADEBEMESTAR mostrou que o número de pesquisas na internet por formas de praticar exercícios em casa cresceu 809% no início da pandemia. Sabendo disso, a emissora pode procurar profissionais com dicas para a população. Além de útil, isso atrairá um bom público.

Combata a desinformação

Ajudar a combater as notícias falsas é outro importante papel das rádios na atualidade. A equipe deve ficar atenta nas redes sociais e, no caso de perceber que alguma informação absurda está se espalhando, checar os fatos e informar corretamente a população. Isso pode ajudar em vários aspectos, desde a prevenção da Covid-19, até a aceitação da vacina.

Para ajudar as emissoras, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) disponibilizou uma série de recursos de áudio que podem ser utilizados livremente por qualquer rádio. As mensagens falam sobre fontes de informações confiáveis, verificação de fatos e trazem até dicas de como abordar o tema com crianças.

Comentários

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.