Conheça 6 estratégias de marketing para pequenas rádios!

Alcançar uma boa audiência demanda trabalho e investimento. Dessa forma, alguns recursos podem ser utilizados como escada para atingir os objetivos estipulados. As estratégias promocionais de marketing fazem parte desse planejamento e precisam ser trabalhadas para que as pequenas rádios conquistem o destaque desejado.

O marketing é uma atividade necessária tanto para empresas que querem crescer, quanto para manter o público. No ramo da comunicação, essas ações em pequenas rádios são indispensáveis para manter o canal vivo dentro do mercado competitivo.

Além de atrair ouvintes, a rádio precisa conseguir clientes para realizar a divulgação e aumentar a receita do negócio. Quer saber mais? Então, continue a sua leitura para conhecer as dicas que separamos para promover o seu canal!

Qual é a importância do investimento em marketing para as pequenas rádios?

Em tempos de recessão econômica, muitas empresas e meios de comunicação acreditam que a solução para o negócio é reduzir os investimentos em recursos de divulgação e promoção.

No entanto, nesses momentos o marketing se faz indispensável para que o público continue tendo acesso aos seus conteúdos e para ajudar a fortalecer a sua empresa mesmo em períodos difíceis.

Além disso, as estratégias promocionais de marketing oferecem inúmeras vantagens para as pequenas rádios. Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais benefícios que você pode obter ao investir nesse setor.

Fortalece a sua marca no mercado

Quão forte é a sua presença entre os concorrentes? Quantos ouvintes se lembram da sua estação quando perguntados quais são as suas rádios favoritas? Imagine a possibilidade de fazer parte dos primeiros resultados de audiência?

Investir no marketing resulta no fortalecimento da sua marca perante os consumidores, no caso, ouvintes que passam algum período do dia escutando rádio, no carro ou no trabalho.

Mantém a empresa em crescimento

O marketing permite que a sua marca continue crescendo continuamente. Dessa forma, a empresa vai ganhando espaço entre a concorrência. Cada estratégia proporciona resultados diferentes para as rádios. Alguns são mais rápidos e outros aparecem em longo prazo, mas todo o investimento correto em estratégias tende a trazer retornos para a instituição.

Quais as principais estratégias promocionais de marketing para pequenas rádios?

Como trabalhar para alcançar os resultados de crescimento esperados dentro de uma empresa? Muitos empresários desejam investir, mas não sabem como fazer isso para obter o retorno esperado!

Sendo assim, preparamos uma lista das principais estratégias que podem ser implementadas em sua estação!

1. Planejar ações digitais

A ação digital é uma excelente maneira de produzir conteúdos relevantes para o seu público com baixo investimento e alto retorno. Para isso, é preciso criar perfis oficiais nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

Escolha uma pessoa para administrar todas as contas e estabelecer um relacionamento com os ouvintes. Aproveite para anunciar as novidades da programação, divulgar ações promocionais e possibilitar a participação na escolha das músicas.

Outra maneira muito interessante de se aproximar dos clientes e expandir a participação no mercado é criar um site ou um blog para compartilhar informações e disponibilizar a transmissão.

Devemos nos lembrar que a participação da rádio nas redes sociais deve ser constante, com novas publicações e estratégias de engajamento com o público. Com isso, os usuários vão começar a interagir com a marca e desenvolver o costume de escutar a rádio durante o tempo no trânsito, no trabalho ou em casa.

2. Criar promoções

Como incentivar os ouvintes a participarem ativamente da programação e aumentar a divulgação de uma marca? A resposta está nas promoções realizadas durante as transmissões.

Uma boa dica é chamar o público para participar no início de um programa e, ao final de uma transmissão, sortear um par de ingressos para shows ou cinema, por exemplo. A premiação deve ser de acordo com o perfil das pessoas que escutam sua rádio.

As ações podem acontecer após uma sequência de músicas e solicitar que o ouvinte diga qual foi, sortear com base nos compartilhamentos e marcações do Facebook ou Instagram, ou dar dicas para uma pergunta a ser respondida no final do programa.

Além de atrair novos ouvintes, as promoções podem ajudar no engajamento das suas redes sociais, uma vez que essas ações incentivam a participação do público.

3. Organizar parcerias

Bancar sozinho as promoções não é um negócio viável para uma pequena rádio. Para conseguir envolver os ouvintes e premiar as participações, o ideal é buscar por parceiros que financiem um brinde em troca da divulgação.

É muito comum encontrar eventos que disponibilizam um camarote ou ingressos para um canal de comunicação, restaurantes que dão cortesia, prestadoras de serviços que oferecem descontos, parques que liberam um passaporte etc.

Entretanto, é importante que você fique atento aos serviços prestados por esses parceiros e à reputação de cada um. Caso contrário, a ação pode ter um efeito reverso e acabar colocando em risco a credibilidade das promoções.

4. Estipular pacotes diferenciados

Essa é uma estratégia de marketing voltada para as empresas que buscam por uma divulgação. Vale lembrar que vender um espaço da programação para promover outras marcas é uma ótima maneira de aumentar a receita da sua rádio.

Tendo como base que cada anunciante apresenta necessidades diferentes um do outro, sendo assim, você deve oferecer certa diversidade de pacotes para atender às expectativas de um determinado grupo.

Uma organização de pequeno porte e com pouco capital disponível vai preferir que o espaço comercial seja utilizado em programas de menor audiência, por ser mais barato. Já os grandes investidores darão preferência ao carro-chefe do canal.

Assim como acontece nas ações voltadas para os ouvintes, o marketing direcionado para as empresas também devem estar de acordo com o perfil dos clientes em potencial.

5. Elaborar um pós-vendas

Muito se engana quem acredita que o marketing se refere apenas à ação de atração de consumidores. Essa prática também conta com o planejamento, análise de riscos e satisfação do cliente. Por isso o pós-vendas é tão importante.

Ter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para a rádio manter seus parceiros e conseguir aumentar o lucro. Sendo assim, é preciso avaliar a satisfação dos contratantes e consumidores por meio de feedbacks e pesquisas.

Mostrar que a empresa se preocupa com a opinião dos ouvintes e investidores é um dos principais passos para melhorar a conteúdo e fidelizar pessoas. Dessa forma, é possível entender ainda mais as necessidades dos ouvintes e trabalhar para que a rádio conquiste gradativamente a fidelidade do público-alvo.

6. Disponibilizar stream online

Além de contar com a transmissão tradicional, AM ou FM, o avanço da tecnologia permitiu o desenvolvimento de ferramentas para transmitir o conteúdo da sua rádio em páginas da web. Com isso, os ouvintes que estão sem rádio conseguem acessar o site da estação e escutar a programação normalmente.

Essa é uma das estratégias promocionais de marketing que, sem dúvidas, não podem ficar de fora do seu planejamento. Com ela, é possível alcançar novos públicos e oferecer um canal diferenciado para que o seu ouvinte esteja sempre conectado com a sua transmissão.

As estratégias promocionais de marketing são essenciais para o crescimento em curto e longo prazo de uma rádio, pequena ou grande. Essas ações demandam planejamento e investimento, mas os resultados apresentados funcionam como um estímulo para que novos recursos sejam desenvolvidos e inseridos para alcançar os seus objetivos!

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Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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