7 dicas para conseguir mais anunciantes para a sua pequena rádio

A publicidade presente nos canais de comunicação representa uma parte significativa da renda das empresas. Além de trabalharem com um orçamento menor em relação à televisão, as rádios também encontram grande dificuldade para atrair novos anunciantes e mostrar para seu público o valor desse meio de comunicação.

A concorrência com os outros veículos de comunicação é muito grande. Além disso, a internet tem conquistado um espaço cada vez maior na fatia publicitária das empresas. Para se destacar e conseguir fechar bons contratos de anúncios é preciso ter uma estratégia benfeita e eficiente de ações de atração.

Pensando nisso, listamos a seguir sete dicas essenciais para ajudar você a conseguir novos anunciantes e gerar uma renda maior para a sua pequena rádio. Continue a leitura e confira!

1. Use o marketing digital para conquistar mais ouvintes

Uma empresa que procura vender sua imagem e gerar mais valor para as pessoas deve entender quais são os hábitos do seu público. Hoje em dia, as redes sociais — como o Facebook, o Twitter e o Instagram — são cada vez mais utilizadas pelas pessoas, e por isso apresentam uma boa opção de marketing pessoal e profissional a ser explorada.

Dessa maneira, uma empresa de rádio que busca mais anunciantes deve investir nessas plataformas para entender quais são as tendências do mercado e se aproximar ainda mais dos ouvintes. Uma rádio conhecida consegue mais anunciantes do que uma de pouco sucesso, por isso é tão importante popularizar sua empresa na web.

Outra dica interessante é apostar em um blog próprio da sua rádio que, ao entregar postagens relevantes e interativas, também é uma boa opção de divulgação e interação direta com seu público.

2. Crie conteúdo de qualidade para conseguir anunciantes

Para atrair anunciantes e ouvintes, é fundamental que a rádio tenha a preocupação de produzir conteúdo de boa qualidade. Afinal, nenhuma empresa vai querer se associar a uma emissora com aspecto amador, não é mesmo? Os programas da emissora, a interação nas redes sociais e as promoções realizadasfidelizam os ouvintes e geram mais audiência para a empresa.

Tenha um bom planejamento dos programas transmitidos e forme a grade de horários estrategicamente, de maneira a atender ao público correto durante todo o dia. Uma boa dica é oferecer também a seus ouvintes a opção de sugerir melhorias na programação em troca de brindes dos anunciantes ou ingressos para espetáculos, por exemplo.

3. Mostre as vantagens do seu veículo de comunicação

Em tempos de crise o investimento em anúncios fica mais seletivo, e se destaca aquele veículo que apresentar melhor custo-benefício. Com base nessa realidade, sua rádio deve mostrar para os anunciantes que, além de custar menos para as empresas divulgarem, o resultado também será significativo. Essa é uma estratégia eficiente para aumentar o interesse dos gestores em anunciar com a sua empresa.

Uma boa tática para persuadir seus potenciais anunciantes é detalhar os números que envolvem a divulgação em uma rádio e usar um comparativo com os anúncios realizados em outros veículos de comunicação. A empresa também pode fazer ações promocionais com os seus ouvintes em troca de um depoimento favorável do retorno alcançado por meio da divulgação na sua rádio.

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O mídia kit também é um elemento essencial na hora de conseguir novos anunciantes. Nele, você vai inserir o desempenho da sua rádio, o perfil do público-alvo e os tipos de serviços de anúncios oferecidos, como vinhetas, matérias pagas etc.

4. Desenvolva um bom relacionamento com agências

Com o mercado publicitário cada vez mais acirrado e com um número menor de investimentos devido a uma economia retraída, as empresas precisam buscar o diferencial competitivo para atrair e reter anunciantes. Diante desse cenário, o bom relacionamento com agências e empresas de comunicação é fundamental para sua rádio se destacar dos concorrentes.

É importante manter um canal de contato direto com esses profissionais, criando um sistema de parceria e indicações. Você também pode criar campanhas promocionais, e é essencial estar sempre disponível para o feedback dos seus stakeholders.

5. Entenda seus anunciantes

Assim como acontece com os ouvintes da sua rádio, é preciso entender os anunciantes para entregar exatamente a solução que eles precisam. Afinal, é muito mais fácil convencer os gestores sobre a importância do investimento quando você conhece a fundo as necessidades dele.

Sendo assim, antes de contatar algum possível anunciante ou de enviar propostas de patrocínio lembre-se sempre de pesquisar e entender o perfil de cada empresa, verificar se ela está de acordo com o seu público-alvo e identificar quais são as melhores formas de atraí-la.

6. Explore datas comemorativas

Você sabia que pode usar a sazonalidade para captar novos anunciantes? É comum que as empresas reforcem a sua publicidade em datas comemorativas, já que nessas épocas o consumo geralmente aumenta, e a sua empresa pode se destacar ao oferecer opções de anúncios temáticos e temporários para essas ocasiões.

É possível criar programas com conteúdos exclusivos e temáticos de acordo com a data trabalhada, inserir propagandas com sugestões de presentes e o que mais a sua criatividade permitir. A dica é reunir a sua equipe sempre com antecedência e traçar as melhores estratégias para captação desses anunciantes pontuais.

7. Envolva sua rádio em outros negócios

Nem sempre o anunciante que você está prospectando tem interesse em investir apenas em propagandas nas rádios, mas isso não precisa ser um impedimento para a sua empresa, afinal, sempre é possível expandir o seu negócio para outras plataformas.

Experimente ampliar o conteúdo da sua rádio para um blog, site e até mesmo para as redes sociais, onde é possível gerar renda com vídeos, fotos, posts patrocinados e muito mais! Além disso, você terá um canal maior de engajamento com o seu público e aumentará consideravelmente o alcance do seu negócio.

Embora encontrar novos anunciantes nem sempre seja uma tarefa fácil, seguindo as nossas dicas é possível melhorar o alcance de um público fiel e engajado com o trabalho desenvolvido, destacando sua emissora no mercado e atraindo um número cada vez maior de investidores interessados.

Muito bacana, não é mesmo? Agora que você já sabe o caminho para conquistar novos anunciantes, descubra por que a sua rádio deve estar presente na web e otimize ainda mais os resultados do seu negócio!

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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