Entenda como funciona o link em UHF no transmissor FM

Independente do conteúdo veiculado em sua rádio, o aspecto mais importante é que ele não tenha ruídos ou interrupções, sempre para a área mais ampla possível. Os ouvintes são exigentes e esperam ouvir seus programas preferidos no rádio ou web rádio sem frustrações com problemas técnicos da emissora. Por isso, é fundamental dispor de um transmissor FM de qualidade no estúdio.

O transmissor é o aparelho responsável por enviar o sinal do estúdio da rádio para a torre do transmissor remoto. No set de equipamentos, ele fica depois da mesa de som e do processador de áudio.

Hoje, um bom transmissor FM precisa ter mais do que a homologação da Anatel: deve ser de fácil operação e leitura, ter potência ampla de desempenho, facilidade de uso, segurança reforçada e um link em UHF.

Neste post, explicamos como funciona o link em UHF no transmissor FM. Confira!

O que é um link em UHF?

A Ultra High Frequency (UHF), ou Frequência Ultra Alta é um espectro que se situa entre 300 MHz e 3 GHz. É nessa faixa que transitam sinais de televisão, rádio, redes wireless e bluetooth. Diferente das ondas VHF, as UHF são menos absorvidas por partículas suspensas na atmosfera, ou seja, há menos interferência durante a transmissão.

Por ser uma tecnologia ainda pouco utilizada, aparelhos que operam em UHF esbarram em menos sinais de outros equipamentos de radiofrequência ou de computadores e outros eletroeletrônicos, que geralmente não trabalham em faixas tão altas.

Como um link UHF funciona em um transmissor FM?

Um transmissor FM com link UHF faz com que sua informação e conteúdo siga por essa autoestrada livre de engarrafamentos, o que garante menos interferência e uma maior satisfação dos ouvintes.

Há opções de links em UHF no mercado que oferecem um software de apoio para controlar a transmissão e manter a qualidade do sinal mesmo diante de obstáculos imprevistos. Transmissores dessa natureza também fornecem a possibilidade de ajustar a potência e a frequência de transmissão.

Links UHF são formados por dois aparelhos — transmissor e receptor — e têm a função de unir dois pontos: em geral, o estúdio da rádio e a torre de transmissão, que se situam em localidades altas, como serras e montanhas.

O transmissor fica na rádio, enquanto o receptor fica próximo à torre. A dupla é fundamental para que os dados transitem entre dois pontos distantes com o menor grau possível de interferência. Os dois aparelhos são idênticos, de modo que as diferenças só podem ser notadas quando comparados os painéis traseiros.

Quais os benefícios do transmissor FM com link UHF?

A seguir, mostramos os benefícios do transmissor FM com link UHF. Continue a leitura!

Confiabilidade

Os melhores transmissores FM do mercado contam com circuitos para proteção do equipamento em caso de falhas elétricas, além de uma estrutura robusta para prevenir defeitos por choques mecânicos.

Desempenho

Para obter a melhor performance do link UHF, o transmissor precisa ter circuitos em estado sólido. Na prática, isso significa que os relés são montados dentro de um invólucro que diminui o desgaste das peças, evita ruídos acústicos, anula contatos indesejados e não deixa componentes soltos. Isso garante melhor desempenho na transmissão e maior durabilidade do equipamento.

Facilidade para operação e manutenção

É importante que tanto o aparelho transmissor quanto o receptor tenham um painel frontal em LED que gere informações visuais e disponibilize controles para o ajuste completo sem a necessidade de abrir para operar.

Controle via software

Circuitos PLL são cruciais em qualquer tecnologia que envolva transmissão e recepção. Equipamentos com link em UHF de ponta devem permitir a monitoração do funcionamento do PLL digitalmente. Assim, garante-se maior controle do funcionamento e transmissão.

Estabilidade

Os benefícios citados garantem estabilidade de frequência na sua transmissão. Assim, as informações veiculadas na sua rádio chegam aos ouvintes de maneira clara, audível, com o menor grau possível de interferência e em um fluxo contínuo.

É fundamental ter um transmissor FM de qualidade na sua rádio, de preferência com link UHF, evitando situações indesejadas na transmissão. Conheça o Link em UHF de 950 MHz da Teletronix e tenha acesso à melhor tecnologia para sua rádio!

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário. Ficaremos felizes em ajudar!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.