O rádio é um dos meios de comunicação mais populares de todo o mundo. Por falar nisso, você sabia que ele pode ser dividido em duas modalidades: rádio comercial e rádio comunitária.
Ambos os tipos são grandes formadores de opinião, têm alta capacidade de alcance, além de terem normas técnicas diversas e uma legislação própria para a concessão de seu funcionamento. Apesar dessas similaridades, são bem diferentes entre si.
Quer saber mais sobre o tema? Neste post, vamos abordar o conceito e as diferenças entre a rádio comunitária e a comercial. Acompanhe a leitura!
O que é a rádio comunitária?
A rádio comunitária é uma estação que atua como um verdadeiro canal de comunicação voltado especialmente para uma comunidade. O objetivo é dar voz aos moradores de uma determinada região. Nesse sentido, somente associações e fundações comunitárias que não tenham fins lucrativos podem utilizar esse meio para se comunicar.
A programação é pluralista e responsável por divulgar pensamentos e eventos, valorizar as manifestações culturais, disseminar costumes e tradições e outros assuntos do tipo. A cobertura costuma ser restrita a um raio de 1 km contado a partir da localização da antena transmissora. Essa categoria de emissora de rádio está vinculada globalmente à Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC) e à Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária.
De qualquer forma, o Governo Federal veda expressamente a veiculação da programação de outra emissora simultaneamente. Isso significa que as rádios comunitárias não estão autorizadas a patrocínio comercial de forma direta — é liberada apenas uma espécie de ‘‘apoio cultural’’ que vai ajudar nos custos de manutenção e transmissão do programa.
Por isso, a emissora não pode transmitir publicidade de serviços e produtos, somente mensagens institucionais da entidade apoiadora. Essa medida é útil para evitar a concorrência desleal com as demais rádios comerciais, uma vez que estas são obrigadas ao pagamento de tributos referentes ao serviço prestado.
Além disso, as rádios comunitárias somente estão aptas para funcionar após os seus responsáveis participarem de uma seleção organizada pelo Ministério das Comunicações, sob a forma de habilitação.
O que é a rádio comercial?
A rádio comercial é a estação liderada por uma empresa permissionária ou concessionária que detém permissão para a exploração comercial nos limites da lei. Ela também opera em Frequência Modulada (FM) e apresenta um áudio estéreo de alta qualidade. O nome se dá principalmente devido ao objetivo principal da rádio, que é veicular publicidade para auferir lucros, por meio de programas informativos, jornalísticos, educativos etc.
A origem do material pode ser também por produção independente — conteúdo produzido por empresas que não apresentam vínculos com as organizações especializadas em serviços de radiodifusão.
Nesse mesmo sentido, é interessante ressaltar que a rádio comercial ainda apresenta um prestígio maior, especialmente decorrente do maior contato com outras emissoras, devido à ampla estrutura física do estúdio e por ter um elevado alcance na transmissão. Além disso, a programação contém uma grande variedade de conteúdo.
A rádio comunitária é conhecida por ser um verdadeiro instrumento de democratização da cultura e da informação, pois ela trata questões locais e presta um serviço muito importante de utilidade pública.
Quer saber mais detalhes sobre essas estações? Então, entenda como as rádios comunitárias são estruturadas!