Entenda por que investir na automatização de processos na sua rádio

O avanço tecnológico das últimas décadas ampliou e diversificou o modo de se trabalhar nas rádios, permitindo ganhos de eficiência e dando novas possibilidades para os profissionais da área. Nesse sentido, a automatização de processos gerou uma das maiores mudanças nas rotinas operacionais, pois facilitou o gerenciamento de tarefas e simplificou atividades trabalhosas.

Ou seja, investir nesse tipo de solução pode não só melhorar a qualidade de transmissão de sua rádio, como também otimizar rotinas administrativas, permitindo ao empreendedor e sua equipe voltarem suas atenções e esforços para melhorar o foco da rádio. Ou, especificamente, a otimização do conteúdo e do sinal.

Para entender melhor como a automatização de processos pode ser vantajosa, veja a seguir 4 dos principais benefícios que podem ser obtidos investindo-se nesse tipo de solução.

Garantia de eficiência de diversas operações

Manter a eficiência em diversas operações, e de forma simultânea, é uma das principais atratividades de ferramentas de automatização de processos. Usando uma solução completa, é possível automatizar a grade da rádio, programando horário de músicas, anúncios, informes etc.

Nesse caso, o profissional responsável poderá executar outras tarefas enquanto o sistema roda e transmite o conteúdo previamente planejado.

Em questões de controle, se a energia cair, existem soluções que facilitam a identificação de anúncios que não foram ao ar, possibilitando que sejam rapidamente veiculadas.

Diminuição de custos

Diminuição de custos é um dos atrativos das soluções de automatização de processos, pois elas ajudam a economizar tempo, esforço e dinheiro com atividades rotineiras e repetitivas, liberando profissionais para funções que realmente agregam valor à sua rádio.

Com a automatização da programação, também diminui-se a necessidade de ter um profissional constantemente no local, evitando despesas com horas-extras.

Powered by Rock Convert

Gestão mais efetiva e completa

Simplificar processos, melhorar a produtividade, diminuir o tempo de execução de tarefas e aumentar a segurança e controle das rotinas são alguns dos pontos almejados pelos profissionais encarregados pela gestão de rádio. E isso pode ser obtido com ferramentas de automatização de processos em diferentes áreas.

Entre outras coisas, elas permitem:

  • Integrar rotinas de diferentes setores dentro da rádio (num sistema de gestão);
  • Otimizar canais de relacionamento com os ouvintes, como chats, mensageiros, redes sociais (por meio de um módulo CRM);
  • Conciliar contas a pagar e contas a receber de forma agilizada (num módulo de gestão financeira);
  • Controlar o tempo de execução das atividades.
Leia também:  5 spots de rádio que ficaram famosos!

Na parte de gerenciamento, programação e transmissão de conteúdo, é possível:

  • Automatizar o processo de programação da rádio;
  • Obter o aumento automático de volume para faixas de publicidade em listas de reprodução;
  • Criar automaticamente listas com uma duração estabelecida;
  • Classificar e filtrar dados em bancos de dados de músicas de forma precisa;
  • Gerar músicas de fundo para ambientes de modo ágil;
  • Gravar áudios;
  • Realizar edição de músicas e anúncios.

Mais variedade e possibilidades de transmissão de conteúdo

Uma das melhores estratégias para conseguir mais ouvintes consiste em ampliar as formas de transmissão de conteúdo para eles, o que pode ser feito por meio de uma solução de broadcast online. Ela consiste em transmitir trechos, programas inteiros ou até a grade completa via online, por meio de um site ou outro canal.

Dessa forma, aqueles que acompanham a rádio poderão escutá-la enquanto navegam na web ou em aplicações de aparelhos móveis. Para isso, existem ferramentas que automatizam o envio do conteúdo para a internet, bem como processos de ajustes e disponibilização do conteúdo nesse meio.

Ou seja, o profissional fica apenas na gestão, controlando o envio e avaliando os resultados obtidos (audiência, tráfego no site, retorno e engajamento dos ouvintes com comentários e avaliações etc.).

Além de adotar sistemas de automatização de processos para melhorar as rotinas da sua rádio e ampliar a qualidade das atividades, é importante contar com profissionais qualificados que possam operar adequadamente tais sistemas. Muitos deles são bastante intuitivos, com curvas de aprendizado reduzidas, porém, vale a pena dar atenção à capacitação da equipe para tirar o máximo de proveito dessas soluções.

Ficou com alguma dúvida sobre a importância de se investir na automatização de processos da sua rádio? Compartilhe conosco nos comentários!

Comentários

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe uma resposta