Fique por dentro do glossário completo da TV digital!

A TV digital aberta é uma nova modalidade de sinal de TV que é oferecida gratuitamente aos telespectadores por meio da antena UHF. O melhor de tudo é que ela é transmitida para qualquer modelo de televisor! A frequência tem uma qualidade superior e proporciona uma imagem limpa, sem “chuviscos” e sons sem interferências.

Essa inovação envolve novas nomenclaturas que foram criadas justamente para serem utilizadas nesse ambiente. Pensando nisso, vamos apresentar neste artigo um glossário completo da TV digital contendo as principais expressões utilizadas quando nos referimos a ela. 

Quer ficar por dentro dos novos termos que surgiram com a invenção da TV digital? Então, continue a leitura!

Abert/SET

Abert significa Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV. Por sua vez, SET significa Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão.

Essas instituições criaram um grupo que estuda as características e os padrões de TV digital. Foram realizados testes para avaliar o comportamento de cada sistema, bem como as suas vantagens e desvantagens. Os resultados dessas avaliações serviram de base para o padrão que funciona atualmente no país.

Alta definição (High definition)

Essa expressão, que faz parte do glossário completo da TV digital, consiste na tecnologia que proporciona um detalhamento da imagem em alta resolução. Atualmente, as resoluções são medidas por meio da quantidade de linhas horizontais que são transmitidas pela tela dos televisores. O sistema ISDB existente no mercado brasileiro utiliza os seguintes padrões:

  • 480 linhas;
  • 720 linhas (HD Ready);
  • 1080 linhas verticais (Full HD).

Broadcast

O termo vem do verbo inglês que significa transmitir. Também conhecido como radiodifusão , a expressão Broadcast é a transmissão de uma informação que é assistida, ou ouvida, simultaneamente por muitos televisores e rádios

Leia também:  3 dicas para o processo de digitalização em emissoras de TV

Cabo HDMI

O cabo HDMI (High Definition Multimedia Interface) é a estrutura que faz a conexão entre o conversor do tipo HDMI e as TVS de alta definição. Dessa forma, as mídias de áudio e vídeo transitam do conversor com destino à HDTV.

No mesmo sentido, esse cabo também é útil para conectar aparelhos (celulares, DVDs, computadores) aos televisores HD.

EPG

EPG é a sigla da expressão em inglês Electronic Programming Guide, que significa Guia de Programação Eletrônica. Trata-se da interface gráfica que permite que os usuários consigam visualizar as informações referentes aos horários, nome dos programas e programação que será transmitida em diversos canais de TV digital.

Essa funcionalidade permite que o usuário possa escolher o seu programa favorito e agendar a gravação dessa transmissão.

Full HD

Full HD, sigla de Full High Definition, que quer dizer Máxima Alta Definição, é o padrão máximo de alta definição, ou seja, consiste na tecnologia de resolução de tela que chega a até 1080 linhas horizontais e 1920 verticais.

Aparelhos de tv em full HD possibilitam mais e melhores detalhes da imagem, com maior clareza e nitidez.  

Ginga

Trata-se de um software (middleware) que permite que as interações funcionem nos equipamentos de TV e seus conversores. Uma parte desse código é aberta, o que significa que pode ser usado por qualquer fabricante e pode ser modificado sem a exigência de compra de licenças.

Conhecer as principais nomenclaturas do glossário completo da TV digital é essencial para que você entenda a importância dessa tecnologia e saiba o que ela pode oferecer para o seu conforto e lazer.

Este post foi útil? Siga a gente no FacebookYouTube e Linkedin para ficar por dentro de novidades exclusivas sobre produtos de radiodifusão.

Comentários

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.