Alunos orientam famílias sobre instalação de antenas parabólicas e conversores

Durante dois dias, 760 alunos voluntários do Senai – DF (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) participaram de um curso de capacitação para a instalação de antenas Tv digital, conversor e cabos.

Em Brasília e no Entorno do Distrito Federal, primeira região do país a receber a tecnologia 5G,  as famílias que assistem TV aberta pela parabólica começaram a adquirir os novos equipamentos para garantir a continuidade do acesso à programação gratuita, no formato digital, com mais qualidade de imagem e som.

O treinamento dos alunos, uma parceria da ABERT com o Senai-DF, contou com a participação de técnicos e engenheiros da TV Globo, Band e SBT, além de representantes de quatro fabricantes de parabólicas digitais e da Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa – EAF), que explicaram, em aulas práticas, o processo de migração do sinal aberto da TV parabólica, atualmente na Banda C, para a Banda Ku, e a instalação de antenas e conversores.

Mais de 20 milhões de famílias brasileiras têm no serviço de TV aberta por satélite, ou parabólica, a principal fonte de informação e entretenimento. Desse total, cerca de 10 milhões de famílias que integram os programas sociais do governo federal (CadÚnico), poderão receber gratuitamente o kit com os novos equipamentos. No dia 20 de junho, a Siga Antenado iniciou o agendamento para distribuição e instalação dos kits na região de Brasília.

As famílias que estão fora do CadÚnico deverão trocar os equipamentos de forma adequada para continuar acessando os serviços da TV parabólica no formato digital.

“Esses profissionais serão multiplicadores, orientando a população sobre a conversão gratuita para a recepção do novo sinal digital via TV parabólica. A ABERT quer garantir que nenhum brasileiro fique sem acesso ao sinal aberto e gratuito da TV parabólica digital. De graça hoje, de graça sempre!”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

Fonte: SET