Migrante AM-FM com equipamentos Teletronix já aparece na liderança da audiência FM no interior de Santa Catarina

O processo de migração AM-FM tem movimentado várias regiões do país e, na serra catarinense, já tem mexido com o panorama da audiência FM. Segundo pesquisa do Instituto On Line, Lages posicionou duas migrantes AM-FM nas duas primeiras colocações de um ranking de audiência. A medição local conta com a FM Clube 98.3 (com equipamentos Teletronix) na liderança geral, seguida pela Massa FM 92.1. As duas estações contam com pouco tempo de operação no dial FM catarinense.

Com apenas dois meses no ar na faixa FM, a FM Clube aparece na primeira colocação da pesquisa, com 36,5% da preferência dos entrevistados pelo Instituto On Line. Na sequência o ranking aponta a Massa FM 92.1 na segunda colocação, registrando um índice de 22,7%. Detalhe: a Massa FM está no ar há apenas 1 mês na cidade, rádio que foi inaugurada no dia 10 de outubro após a migração da AM 1390 (rádio que na faixa AM atuava como afiliada da Rede CBN). A diferença da Rádio Massa FM para a terceira colocada na pesquisa foi de 43,6%.

As duas emissoras são controladas pelo Grupo SCC (Sistema Catarinense de Comunicações) que, com o resultado, passou a concentrar 59,2% da audiência FM de Lages.

Para Roberto Dimas Ribeiro do Amaral, vice-presidente de produto do SCC, planejamento é a palavra de ordem no Grupo SCC. “Planejamos as duas migrações com bastante antecedência, realmente um case de sucesso desde as questões técnicas, de programação, quanto estratégia de marketing. Queríamos que a nova rádio (Massa FM), quando entrasse no ar, não tirasse ouvintes da rádio líder de Lages que é a Radio Clube. Tivemos êxito, pois conseguimos que uma rádio não concorresse com a outra, uma é focada na informação e a outra no entretenimento, elas se complementam”.

Tradicional

A FM Clube é uma emissora tradicional em Lages e sempre contou com um desempenho expressivo de audiência na faixa AM da cidade catarinense. Com a ida para a faixa FM, a emissora conseguiu migrar toda a sua audiência que estava concentrada no AM, além de ampliar o seu universo de ouvintes (parcela que passou a acompanhar a estação através da sintonia FM).

Fundada em 25 de agosto de 1947, a Rádio Clube é uma das pioneiras na comunicação catarinense. A emissora é focada na informação, utilidade pública e prestação de serviço à comunidade, características que a acompanham nas quase sete décadas de atuação na serra catarinense.

Instituto On Line

O Instituto On Line detém credibilidade junto ao mercado de Lages, sendo especializado em pesquisas voltadas ao mercado que historicamente tem refletido a preferência do público e norteado os atores políticos e econômicos da região.

Fonte: AERP

Comentários

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe um comentário