Modernização de rádios: saiba o que tem sido feito para os ouvintes

A tecnologia e a internet transformaram a forma como os meios de comunicação lidam com o público. Diante desse processo, os veículos que não se adequam a esse novo cenário acabam ficando para trás e caindo no esquecimento. Nesse sentido, vale destacar a importância da modernização de rádios.

Apesar de ser um meio de comunicação tradicional e que faz parte da vida de muitos brasileiros, as rádios precisam cada vez mais criar estratégias para fidelizar e atrair a audiência dos ouvintes. Caso contrário, perderão esse público para outros canais de contato.

Então, preparamos este post com o objetivo de mostrar a você o que as rádios têm feito para se modernizar e prender a atenção do público. Sintonize a sua leitura e confira!

Presença digital

Muitas pessoas acreditavam que a era digital e a internet atrapalhariam de forma significativa as rádios. No entanto, o ambiente online trouxe novas oportunidades para essas empresas.

Um grande exemplo é a 89 FM, a Rádio Rock de São Paulo, que há mais de 13 anos marca presença no digital e acompanha de perto as mudança nos hábitos de mídia dos consumidores.

Atualmente, a rádio tem presença cativa no ambiente online, com vários seguidores nas redes sociais, site próprio e transmissão via internet. Tudo isso contribui para que a empresa se aproxime mais dos ouvintes, possibilitando a interação do público por meio de pedidos de músicas, participação em promoções e diversas outras ações.

A Rádio Rock também possui uma equipe preparada e ligada nas novidades, além de pesquisas do Ibope, que contam a audiência da empresa pela internet. Essa modernização só leva experiências positivas para os ouvintes.

Automação de processos

Além de estarem mais conectadas ao mundo virtual, as rádios começaram a sentir a necessidade de automatizar a sua gestão e processos, com o objetivo de trazer melhorias internas e que possam ser refletidas em mais qualidade para os ouvintes.

Dois exemplos são a Rádio Caxias, no Rio Grande do Sul, e a Rádio Nova FM 103.1, em Santa Catarina, que passaram a utilizar soluções de automação e gestão em seus negócios.

Isso possibilitou inúmeros benefícios para as emissoras, dentre eles a criação de parâmetros para desenvolver programações especiais para o público, maior auxílio no gerenciamento da programação e da distribuição de comerciais, além da facilidade na geração de relatórios e pesquisas em todas as áreas da empresa.

Ainda falando do poder da tecnologia para aproximar as rádios dos ouvintes, a Rádio Nova FM 103.1 adquiriu um aplicativo mobile, possibilitando que o público tenha a emissora na palma da mão, acessível com apenas um toque. Muito interessante, não?

Convergência de conteúdo

Diante desse cenário e dos exemplos apresentados, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Emissoras de Radiodifusão (Abert) comprova como a convergência digital atrai as rádios, pois 91% das emissoras brasileiras possuem site próprio e 84% transmite sua programação pela internet.

Esses dados mostram que as rádios têm procurado se adaptar à nova realidade, utilizando o ambiente online como parte complementar e essencial dos seus negócios. Dessa maneira, além de garantir uma maior aproximação e fidelização do público, essas empresas garantem crescimento e expansão em um mercado desafiador e competitivo.

E então, percebeu como a tecnologia pode e vai transformar cada vez mais a forma como as rádios se comunicam com o público? Para continuarem vivas no mercado e conquistarem ainda mais ouvintes, é necessário se mexer e estar sempre por dentro das novidades. Investir em tecnologia e internet é um caminho de sucesso para as rádios brasileiras.

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Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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