Planejamento financeiro para rádios: saiba como driblar a crise

Nenhum setor escapou da crise política e econômica que assola o país. No caso das rádios, o principal motivo é a redução da locação dos espaços de publicidade que ficam disponíveis para as empresas divulgarem suas marcas, produtos e serviços. Isso exige medidas drásticas e rápidas, caso queira manter a rádio no ar, e um planejamento financeiro reforçado pode ser a melhor solução.

Conheça agora 5 formas de ter um planejamento financeiro que ajudará a sua rádio a driblar a crise e dar a volta por cima.

1. Planeje campanhas de marketing mais eficientes

Você pode começar utilizando os próprios espaços de publicidade que disponibiliza para atrair mais anunciantes. Ofereça pacotes com descontos em horários nobres, um anúncio grátis a cada dois pagos etc. Isso vai depender da sua criatividade e do segmento que atua.

Outra boa alternativa é adotar o Inbound Marketing (estratégia de marketing digital 2.0). A internet é o ambiente em que pode se concentrar a maior parte do seu público, quando não estão ouvindo a rádio, e você deve estar lá. O investimento nesse tipo de publicidade é mais barato e entrega retornos melhores e mais rápidos.

Então, comece a reservar um valor no orçamento para investir nessas estratégias e não esqueça de medir o desempenho delas.

2. Faça uma melhor gestão de talentos

Para driblar a crise e não fechar o negócio, muitas rádios estão demitindo boa parte de seus profissionais. Mas antes de fazer isso, saiba que vai gerar mais custos e despesas com essa decisão. Afinal, demitir funcionários costuma ser caro.

A solução pode ser aplicar uma gestão de talentos. Por exemplo: antes de considerar demissões, atualize o cadastro da equipe de trabalho, analise as qualificações, habilidades e experiências individuais e veja se pode remanejá-los para cargos com funções que desempenhariam melhor.

Ou seja, os colaboradores podem ficar desmotivados e se tornarem improdutivos executando tarefas que não são da sua área. No entanto, podem ser melhores aproveitados em outras áreas e começarem a gerar mais lucros para a empresa. Isso pode impactar positivamente no planejamento financeiro.

3. Negocie com os seus fornecedores

Depois de um tempo comprando sempre dos mesmos fornecedores, é comum que relaxe e não ligue mais tanto para os preços. Você apenas liga e pede o produto, certo? Bom, mesmo que tenha amizade com os vendedores, é hora de salvar o negócio e, se for preciso, troque de fornecedores.

Para isso, pesquise os preços praticados pelo mercado e avalie se o seu fornecedor está de acordo com eles. Depois negocie preços, prazos e condições de pagamentos mais suaves, alegando sempre as dificuldades atuais. Isso vai gerar facilidades para a rádio. Caso o fornecedor não facilite as coisas, busque outras opções no mercado.

4. Reorganize a programação

E a sua programação? Quanto tempo faz que não muda? Muitas vezes, as pessoas podem enjoar de uma programação igual todos os dias e mudar de estação. Para que isso não ocorra com a sua rádio, pesquise o perfil do público, entreviste-os, descubra o que gostam mais e menos e o que gostariam de ouvir.

Mude alguns quadros de horário, elimine outros e crie novos. Isso desperta a curiosidade das pessoas, ajuda a atrair novos ouvintes e mantém a atenção deles por mais tempo. Lembre-se sempre de monitorar a audiência para tomar as melhores decisões.

5. Reduza os custos da rádio

Se houver uma forma de reduzir gastos desnecessários com energia, água, telefone e materiais de limpeza e higiene, faça. Monitore o uso desses recursos e descubra formas de economizar. Muitas vezes, apenas uma mudança no comportamento dos colaboradores é suficiente para ter grandes reduções de custos e despesas.

Outra forma de reduzir custos e despesas é trocar seus equipamentos antigos por novos. Os modelos atuais são mais resistentes, alcançam uma área maior, exigem menos manutenções e duram muito mais.

Ao adotar essas medidas, o seu planejamento financeiro pode agregar força ao negócio, em vez de retraí-lo. Então, aproveite a oportunidade e mãos à obra!

E você, como pretende driblar a crise na sua rádio? Conta para a gente nos comentários!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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