Projeto pioneiro para sinal digital de TV em pequenas cidades é instalado em Espumoso

Aquele velho problema de ficar vários dias sem o sinal analógico de TV em Espumoso já não será mais registrado. A cidade foi escolhida como sede de implantação de um projeto pioneiro no estado do Rio Grande do Sul para implantar o sinal digital em municípios de pequeno porte.

A ideia da empresa Paranaense SM Facilities de implantar um sistema mais econômico e rentável para as empresas de TV retransmitirem o sinal nas cidades pequenas cidades teve o passo inicial dado com a instalação da primeira torre SM Slimcast para transmissão do sinal digital. A parceria foi possível graças a um acordo entre a empresa de Curitiba, as emissoras de TVs, a Teletronix e a prefeitura de Espumoso.

Sérgio Martines, Diretor Executivo da SM Facilities destacou o número de cidades pequenas que ainda precisam destes serviços no estado. “No Rio Grande do Sul, dos 497 municípios, mais da metade têm menos de 10 mil habitantes, o que torna inviável o retorno de um grande investimento para digitalizar. Pensando nisso, nós criamos este projeto para apresentar para as empresas de televisão e mostrar que é possível atender estas cidades pequenas com um investimento baixo e com uma qualidade muito boa”, explicou Sérgio.

O executivo disse que Espumoso foi a primeira cidade pequena escolhida devido ao interesse das empresas de TV. “Nós fizemos uma pesquisa e avaliamos junto com as empresas parceiras que Espumoso estava entre as cidades mais propícias a receber este primeiro modelo, que servirá de exemplo para todo o país e inclusive será exposto em convenções internacionais. Este é o momento de discutir e propor soluções, modelos técnicos e de negócios que possam viabilizar a expansão da transmissão da TV Digital para as cidades do interior e de menor interesse comercial. A Slimcast é a nossa aposta como solução para isso.”, finalizou.

Leia também:  Como funciona um distribuidor e amplificador de áudio para TV?

Inicialmente serão transmitidos em sinal digital RBS, SBT E Pampa TV. A expectativa é de que nos próximos dias outras empresas também fechem a parceria com a SM para fazer parte do projeto. O sinal ficará em testes por seis meses na cidade e depois irá ser efetivado com o fechamento da grade.

O novo sistema de televisão traz benefícios e facilita a vida do telespectador. Além das melhorias na qualidade do som e da imagem, a estabilidade do sinal é bem maior, o que facilita para quem gosta de assistir tranquilamente aos programas de televisão.

Fonte: Clic Espumoso

Comentários

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.