Saiba como organizar seu estúdio de rádio para ter mais foco durante as transmissões

Uma mesa bagunçada é a maior inimiga da produtividade. Essa é uma constatação científica. Isso porque a bagunça não dá espaço para a criatividade. Quando a papelada e muitos objetos tomam conta da mesa de trabalho, o cérebro entende que precisa se preocupar com todos aqueles elementos ao invés de focar no que, de fato, precisa ser feito.

A organização é a máxima da produtividade em todos os ramos de trabalho, logo, em um estúdio de rádio a coisa não é diferente. Ter uma bancada em ordem é primordial para que o locutor tenha mais clareza e foco durante a transmissão.

Segundo Marcela Campos, redatora especializada em decoração, limpeza e organização para o portal MagoDeCasa, o ambiente deve estar o mais limpo possível. “Quanto menos enfeites, fotos e papéis sobre a mesa, melhor é o local de trabalho. Portanto, a pessoa deve deixar à mão apenas aquilo que realmente usa. Ainda mais quando se trata de uma transmissão ao vivo, onde as ideias precisam de clareza para não perder o raciocínio”, explica Marcela.

Um estúdio de rádio pode ter duas configurações, de acordo com o tamanho da emissora. A primeira, e maior delas, é quando a bancada de equipamentos é separada da mesa do locutor, sendo operada por um profissional específico. Também existem rádios menores, especialmente on-line, que apenas uma pessoa assume todas as funções. Em ambas as configurações, se organizar faz parte do sucesso da transmissão.

O primeiro passo é a organização prévia. Antes de começar a transmissão, chegue com antecedência no seu local de trabalho e organize sua mesa. Elimine tudo que possa estar sobrando do dia anterior, passe um pano umedecido com álcool na sua mesa e coloque por perto tudo aquilo que você pode precisar.

“O que você usa é bastante pessoal. Então não adianta dizer, tenha ao seu lado objeto X ou Y. Algumas pessoas preferem agenda de papel, outras utilizam uma eletrônica, por exemplo. O importante é você entender que somente o que é, de fato, útil, precisa estar ao seu lado. Caso contrário, o excesso pode roubar sua atenção e atrapalhar sua transmissão”, ressalta Marcela.

De qualquer modo, a agenda é a melhor amiga de uma pessoa organizada, seja em papel ou eletrônica, o importante é anotar ali as funções do dia. Você pode detalhar as programações, e se for o caso, deixar anotado todos os entrevistados, como nome, função e tema de discussão, que farão parte da grade. Todos esses pequenos detalhes são importantes para que a sua transmissão seja organizada tanto para os convidados quanto para os ouvintes.

Para os objetos que você usa diariamente, tenha um lugar definido, assim, tudo volta para o local específico quando não estiver sendo usado e nada fica bagunçado. Fone de ouvido pode ter um gancho específico e objetos de papelaria – como canetas – devem ter um compartimento especial, por exemplo.

“Além disso, uma mesa organizada não tem um emaranhado de fios interligados por toda parte. Invista em alguns equipamentos sem fio, como mouse e teclado. Já aqueles que não podem contar com essa facilidade, organize a fiação deles para manter a mesa limpa e a mente livre de ladrões de foco”, finaliza Campos.

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.