Troca de equipamentos na rádio: quando fazer?

Uma transmissão de rádio com bom áudio e fluência exige que a sua infraestrutura esteja em pleno funcionamento. Muitas vezes, o decurso do tempo e a má conservação tornam necessária a troca de equipamentos. Para isso, é necessário investir em itens de qualidade e ter um pouco de conhecimento sobre as suas características básicas.

Neste artigo, você vai saber a hora certa para fazer a troca de equipamentos da rádio. Acompanhe a leitura!

Qual é a importância da troca de equipamentos de rádio?

A substituição de equipamentos de rádio ajuda a tornar a transmissão dos sinais de radiofrequência mais limpos e sem ruídos ou dificuldades de serem transportados. Assim, eles são trocados por modelos novos que operam de forma semelhante aos antigos.

Saber o momento certo para realizar essa troca é muito importante, uma vez que o desgaste é irreversível, e ao mesmo tempo, a troca de equipamento compromete boa parte do orçamento da empresa. Equipamentos velhos e sucateados devem ser trocados com urgência por modelos que apresentem maior eficiência.

Por que é preciso substituir os equipamentos?

A substituição de equipamentos significa uma economia, já que os custos gastos com manutenção e peças extras costumam ser altíssimos. Além disso, a máquina pode apresentar problemas em suas operações, que comprometem parte das suas funções e levam mais tempo para rodar e desempenhar as suas atividades de forma normal.

Com o tempo, o equipamento vai perdendo a sua capacidade de operar de forma eficiente e vai se tornando cada vez mais inapropriado. Infelizmente, muitos administradores de rádios ainda mantêm os equipamentos velhos em funcionamento, apesar de funcionarem mal e não executarem suas tarefas tão bem quanto antes.

Apesar dos problemas mencionados, muitos pensam ser esse um gasto desnecessário até que o aparelho pare de funcionar completamente, o que é um erro. Pelo contrário — os custos relativos à manutenção do equipamento podem ser muito maiores do que as despesas com a compra de máquinas novas.

Como identificar que o equipamento precisa ser trocado?

Os aparelhos costumam ter uma vida útil determinada. O próprio fabricante costuma determinar um prazo de utilidade para o equipamento. Após esse período, ele começa a apresentar defeitos e demanda custos operacionais e de manutenção frequentes.

Os sinais que o aparelho emite podem ser: ruídos excessivos, deterioração nas suas estruturas, incapacidade de operar de maneira adequada, lentidão nas suas funções, dentre outros diagnósticos.

Como fazer um planejamento para essa troca?

A equipe responsável pelo setor de manutenção de máquinas sabe muito bem da importância do seu trabalho. A organização, o planejamento e o controle são ações essenciais que ajudam a preparar e verificar o desempenho das atividades de manutenção.

Dessa maneira, poderão ser usadas medidas de correção e técnicas para que esse processo seja feito de forma mais eficiente possível, sem o desperdício de mão de obra, de tempo ou de material.

O planejamento traz uma série de benefícios, dentre os quais:

  • aumenta a qualidade da transmissão;

  • proporciona mais segurança;

  • reduz os custos com manutenção frequente;

  • possibilita maior gestão financeira;

  • ajuda a conseguir indicadores de manutenção.

A troca de equipamentos é uma providência a longo prazo, recomendável de ser tomada em toda empresa que opera há bastante tempo. Isso é necessário já que, como vimos, a máquina acaba perdendo a sua capacidade de operar de maneira eficiente, tornando-se inadequada.

Seu equipamento está apresentando problemas? Acha que é hora de trocar as máquinas? A Teletronix é uma empresa do segmento de produtos de radiodifusão. Produzimos equipamento para rádios e emissoras de TV, transmissores FM, consoles e processadores de áudio, entre outros. Entre em contato conosco. Será um prazer ajudar!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.