Como identificar anúncios criativos para rádios?

O rádio é um veículo de comunicação tradicional que não apenas sobrevive, mas pode até mesmo conquistar maior retorno financeiro do que a televisão, sobretudo quando comparado às emissoras restritas a coberturas locais. Nesse contexto, os anúncios para rádios são uma excelente forma de publicidade, por serem assertivos e, portanto, eficazes no sentido de despertarem o interesse pelos produtos ou serviços ofertados.

No entanto, para criar e reconhecer anúncios de rádio que sejam realmente efetivos é necessário observar algumas questões que serão apresentadas a seguir.

Confira no post de hoje 4 dicas para identificar anúncios criativos para sua rádio.

1. Tenha um roteiro claro e objetivo

É fundamental que o roteiro de um anúncio de rádio seja bem escrito e contenha todas as informações necessárias para que o ouvinte saiba quem procurar, caso tenha interesse na empresa anunciante.

Os números de telefone, site, redes sociais, endereço físico, dentre outras informações relevantes, sempre devem fazer parte do roteiro, preferencialmente em sua parte final.

2. Escolha uma voz adequada para cada tipo de anúncio

Outro fator importante para o sucesso de um anúncio é a escolha da voz ideal para o produto que está sendo anunciado. As vozes podem ser tanto masculinas como femininas e de timbres variados, pois cada tipo combina com determinados objetivos de publicidade.

Se o anúncio for de uma boutique de roupas femininas, por exemplo, a narração masculina pode causar estranheza. O ideal é que seja escolhida uma voz feminina agradável, que fale como se fosse uma amiga da consumidora que adquire os produtos dessa loja. Dessa forma, haverá maior identificação por parte do público-alvo.

3. Saiba identificar a trilha ideal

Assim como cada tipo de anúncio tem uma voz ideal para o cumprimento do objetivo, o mesmo ocorre com a trilha sonora que será utilizada de fundo.

Existem rádios que utilizam apenas trilhas instrumentais em seus anúncios, enquanto outras utilizam trechos de músicas famosas cantadas. Mas atenção: em ambos os casos é aconselhável que se adquira os direitos autorais da trilha ou então que se faça a opção por versões que sejam gratuitas.

4. Use os efeitos sonoros de forma moderada

Sabe aquele velho ditado que diz “menos é mais”? Ele também se aplica quando falamos dos efeitos sonoros em anúncios radiofônicos. É claro que um efeito sofisticado sempre chama a atenção do ouvinte, no entanto eles devem ser utilizados com moderação. Diversos efeitos em um mesmo anúncio podem acabar deixando o áudio confuso, prejudicando a atenção do ouvinte.

É importante que tudo seja trabalhado com sincronia: voz, trilha sonora e efeitos. Assim, o anúncio alcançará o objetivo que se busca, chamando a atenção das pessoas que estão ouvindo a programação radiofônica.

Esses são os 4 passos fundamentais para você produzir ou identificar bons anúncios para rádios. Gostou das nossas dicas? Que tal então compartilhar esse conteúdo nas redes sociais e mostrar para todos os seus amigos que você está sempre ligado nas tendências do universo radiofônico? Além disso você também pode ajudar outras pessoas que trabalham nesse universo criativo que é o rádio.

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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