Descubra como a empresa de radiodifusão do Marcos fidelizou seus ouvintes

Desde que comecei a gerir minha empresa de radiodifusão, no ano de 2013, me preocupei em traçar estratégias de marketing e tecnologias para que pudesse atrair mais ouvintes. No entanto, logo percebi que trazer novos tipos de público não seria suficiente: existia a necessidade de fidelizar aqueles que já ouviam nossa programação. 

Entre os ganhos de adotar essas ações, destaco o aumento da receita a partir de novos anunciantes, especialmente em um contexto no qual novas soluções são implementadas para alcançar o público de modo mais eficaz.

Neste conteúdo, conto um pouco sobre minha história, ressaltando a experiência que tive com a fidelização de clientes. Confira!

Os desafios enfrentados inicialmente

Logo de início, me deparei com alguns desafios que precisavam ser enfrentados para tornar os resultados mais atrativos. Entenda alguns pontos levantados durante as primeiras fases da gestão. 

Concorrência com novas tecnologias

Hoje, as empresas de radiodifusão precisam entender que existe a concorrência com as novas tecnologias. Há diversas organizações de comunicação, além das próprias redes sociais e dos aplicativos que ocupam um importante espaço no dia a dia do consumidor.

Recomenda-se apresentar alternativas de programação que possam gerar um maior engajamento dos ouvintes, especialmente caso queira traçar estratégias eficazes de fidelização. Nesse sentido, até pensamos em algumas soluções que permitissem a integração da radiodifusão com outras plataformas, mas não há propostas concretas por parte do governo para que haja a participação de radiodifusores de todo o país. 

Mudanças no comportamento de consumo

Com todas essas possibilidades existentes no mercado, certamente você já deve imaginar outro ponto com o qual nos deparamos: a mudança de comportamento por parte dos consumidores e ouvintes. Só de pensar nas plataformas disponíveis, dá para deduzir que alguns hábitos comuns entre as pessoas não eram usuais há alguns anos.

Entre eles, montar playlists de acordo com suas preferências em vez de sintonizar em uma rádio ou até mesmo gravar aquele hit que bombava nas paradas de sucesso a partir das fitas cassetes. 

Investimento em infraestrutura

Para que possamos ser competitivos no mercado atual e fidelizar nossos ouvintes, é preciso investir em infraestrutura, além de adquirir equipamentos desenvolvidos com base em novas tecnologias. Foi aí que começamos a pesquisar por empresas que pudessem nos atender nesse sentido!

O investimento em marketing e gestão

Antes de explicar mais detalhes sobre a busca por um fornecedor que oferecesse equipamentos para auxiliar na fidelização de clientes, vou mostrar como a gestão de colaboradores e marketing foi aliada no processo. 

Marketing

Inicialmente, logo nos deparamos com a necessidade de estabelecer boas estratégias de comunicação para atingir o público certo. Afinal, de nada adiantaria contratar uma infraestrutura de ponta se nossos esforços e a programação fossem destinados a um perfil diferente daquele adequado aos ouvintes.

Por essa razão, fizemos um estudo de público para entender quem eram as pessoas que estavam antenadas à nossa programação, quais eram suas preferências e que estilos de programas gostariam que estivessem presentes na emissora.

A partir desse entendimento, conseguimos decifrar os canais de comunicação que mais seriam indicados para atingirmos aquela parcela de ouvintes, estabelecendo um cronograma de postagens que também trouxesse interação. Assim, teríamos a oportunidade de divulgar as principais novidades com o tom de voz adequado e, ainda, estimular que sempre contribuíssem com o nosso crescimento. 

Gerenciamento de equipe

Para que o processo possa trazer resultados mais eficazes, a equipe precisa estar envolvida. Sendo assim, fizemos um planejamento para que os colaboradores entendessem quais eram os nossos objetivos e como cada um poderia contribuir da melhor forma. 

Estabelecemos ainda a meta individual, de modo que todos trabalhassem seguindo a mesma linha de raciocínio. Como resultado, foi possível buscar por uma programação de qualidade, capaz de assegurar que o nosso público estivesse engajado e motivado a seguir como ouvinte. 

Também explicamos como as novas tecnologias encontradas poderiam contribuir para o sucesso de nossa emissora, além da importância de todos saberem utilizar os novos equipamentos da forma correta. 

A escolha dos fornecedores

Conforme mencionei ao longo da história de fidelização de ouvintes na nossa empresa de radiodifusão, a contratação de uma infraestrutura de qualidade é uma das etapas que deve ser priorizada por sua equipe. A seguir, conto como pesquisamos pelos melhores fornecedores do mercado. 

Entendendo a qualidade dos fornecedores

Para oferecer uma boa experiência aos ouvintes e garantir que se tornem espectadores fiéis da emissora, é fundamental contar com um fornecedor de qualidade. Pensando nisso, pesquisamos quais eram aqueles mais tradicionais do mercado e como poderiam auxiliar nossa equipe. 

Então, selecionamos os que teriam uma tecnologia de ponta e com baixo índice de manutenção. Nesse contexto, encontramos a Teletronix, empresa bem estruturada, com profissionais que já têm expertise de mercado e responsável por oferecer uma diversidade significativa de produtos.

Avaliando o que é oferecido pelo fornecedor

Também é importante entender tudo o que é oferecido pela empresa pesquisada. No nosso caso, estávamos presos a equipamentos de pouca qualidade e precisávamos fazer uma renovação quase completa. 

Nessa etapa do processo, analisamos os principais passos e as recomendações feitas pelo time da Teletronix que nos auxiliou durante toda a movimentação e permitiu que fizéssemos a alteração da parte estrutural sem afetar nossa programação. 

Focando na excelência do que é oferecido

Por fim, algo que fizemos foi entender qual era o orçamento disponível sem deixar de lado a excelência das empresas analisadas. É preciso considerar essa etapa do seu negócio como um investimento que vai contribuir para a qualidade do que é transmitido e melhorar toda a experiência do ouvinte com a programação. 

Por isso, nunca coloque sua empresa em risco contratando fornecedores que tenham qualidade inferior apenas por contar com um preço mais em conta. Futuramente, essa decisão pode sair caro, o que afetará diretamente a qualidade de sua rádio. 

A partir dessa escolha para a minha empresa de radiodifusão, conseguimos oferecer uma qualidade que se destaca no mercado, sendo um diferencial perante nossos concorrentes. A Teletronix conta com variados produtos que trazem um significativo ganho para o negócio. Como consequência, a receita aumenta e os espectadores conhecem a excelência de nossa programação. 

Se você deseja contar com todas essas vantagens, basta entrar em contato com o time da Teletronix e conversar com algum de seus profissionais! 

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.