Dicas para sempre manter a qualidade do conteúdo na rádio

Você deve fazer inúmeros planos para tornar sua rádio um bom negócio e, com certeza, um deles é agradar seus ouvintes na maior parte do tempo e torná-los fieis à sua programação. E claro, contando sempre com um bom alcance de sinal e uma transmissão de qualidade, não é mesmo?

Mas o que fazer além do que já é feito? Como melhorar o conteúdo na rádio? De que forma dinamizar a programação? Comece não trocando de estação, ou melhor, de blog, e lendo nossas 4 dicas para manter a qualidade do conteúdo na sua rádio.

1. Seja mais dinâmico e proativo

Vamos começar por questões que afastam os ouvintes de nossa programação. O rádio é um veículo que tem como base três elementos: música, entretenimento e informação. Se você deixar a desejar nesses pilares básicos, com certeza vai perder ouvintes, audiência e dinheiro. Por isso, busque ser dinâmico e proativo!

  • Não deixe de atualizar sua grade de músicas com lançamentos e mais tocadas;
  • Tenha sempre na programação humor, esporte, dicas e entretenimento;
  • Procure checar as fontes e oferecer informação relevante e sempre confiável.

2. Valorize o conteúdo local

Pense: as pessoas gostam muito mais de saber de notícias e acontecimentos ligados à sua própria realidade do que de realidades alheias. Então, sua audiência subirá ainda mais se sua rádio incluir um pouco mais programação local.

Fale de sua cidade e região, dê importância aos eventos que acontecem próximo ou no seu município e, se possível, faça cobertura desses eventos.

Com mais conteúdo local na sua grade, você consegue:

  • Evitar a concorrência com as grandes emissoras;
  • Fidelizar os ouvintes da cidade e da região;
  • Criar laços mais estreitos com a comunidade;
  • Ter uma programação diferenciada para oferecer.

3. Faça programas temáticos

Nada melhor do que aproveitar temas que estão em alta para fidelizar o público que nos ouve. Não precisa ser apenas datas comemorativas como dia das mães, dos pais ou dos namorados. Você pode procurar assuntos que estão sendo bastante comentados na mídia como a valorização da mulher, o preconceito, até a própria crise possibilita trocas de ideias, boas reportagens, informação e músicas com esse tema.

Outra dica é criar pautas como assuntos que marcaram época, trilhas de filmes, séries e novelas e reportagens especiais sobre os problemas nacionais que afetam o cotidiano de seus ouvintes. Criando uma programação temática, você ganha audiência e evita que:

  • Ouvintes já acostumados com sua rádio procurem uma programação diferente;
  • A desmotivação tome conta da equipe, que sempre trabalha os mesmos temas.

4. Crie outros canais de comunicação

Já se foi o tempo em que os ouvintes se comunicavam com as rádios apenas pelo telefone. Hoje, com a internet e as redes sociais, a relação de uma rádio com seus ouvintes precisa ser dinâmica e eficiente.

Crie outros canais de comunicação com quem te ouve, seja grupo de WhatsApp, perfil no Facebook ou Instagram, canal no YouTube… Enfim, o que você não pode deixar de fazer é se comunicar, independentemente do meio utilizado.

Tendo mais de uma forma de se comunicar com os ouvintes, você acaba conhecendo melhor as preferências e horários de participação de seus públicos, podendo personalizar a programação e aumentar a audiência. Imagine que:

  • De manhã, muitas pessoas mais idosas ligam pedindo música e oração;
  • À tarde, o Facebook “bomba” com a galera jovem mandando recados e pedindo abraços;
  • Já à noite, um público de perfil mais sóbrio pode preferir o WhatsApp para pedir ou oferecer músicas.

Com essas informações, não fica muito mais fácil pensar e planejar a programação de conteúdo na rádio? Aproveite e comente aqui quais são suas maiores dificuldades para manter uma programação de qualidade e que desperte interesse.

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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