Pós-vendas em rádios: Entenda como você pode colocar em prática uma estratégia de para fidelizar sua audiência e anunciantes.
O pós-venda em rádios faz parte do seu planejamento? Mais do que atrair novos ouvintes e anunciantes, é importante fidelizar aqueles que já acompanham a sua rádio – garantindo a sustentabilidade do negócio.
A lógica é bem simples: não faz muito sentido atrair novos ouvintes e anunciantes se, ao mesmo tempo, você perder aqueles que já possui. Portanto, você precisa de uma boa estratégia de fidelização para o crescimento a longo prazo.
Mas como implementar uma estratégia de pós-vendas em rádios? Descubra logo a seguir!
Fidelização da audiência e anunciantes andam lado a lado
Quando falamos no pós-vendas em rádios, é importante destacar que temos dois públicos interessados: audiência e anunciantes. Porém, muitas das ações realizadas vão incentivar a fidelização desses dois públicos simultaneamente.
Isso acontece porque os anunciantes desejam veicular seus anúncios para o maior número de ouvintes possível. Portanto, aumentar o número da audiência fiel à rádio também é uma maneira de manter os anunciantes por perto.
Da mesma forma, encontrar anunciantes fiéis e satisfeitos é um indicativo de que o público de ouvintes está reagindo positivamente. Na prática, esse é um sinal de que os anúncios são recebidos positivamente – e não afetam a experiência da audiência ao ouvir sua programação.
Estratégias de pós-venda em rádios
Veja algumas estratégias de pós venda em rádios que você pode adotar para fidelizar audiência e anunciantes:
Fidelização da audiência
1. Analise seus ouvintes atuais
Antes mesmo de tentar fidelizar sua audiência ou mesmo alcançar novos ouvintes, primeiro você precisa identificar seus ouvintes ideais. Isso vai ajudá-lo a saber quem eles são e o que esperam de uma rádio como a sua.
Definir seu público é essencial se você realmente deseja criar uma base de fãs de longo prazo, pois isso o ajudará a moldar sua programação e estratégia de negócios com mais precisão. Caso contrário, você pode gastar tempo, esforço e dinheiro tentando atrair ouvintes que não se encaixam bem e não ficarão com você.
2. Envolva seus ouvintes atuais
Após identificar o perfil do seu público de ouvintes, está na hora de analisar seu conteúdo e programas para ver qual programa ou estilo de música recebe mais atenção. São os programas de rádio onde você fala sobre temas específicos? Ou aqueles em que você apenas toca um gênero específico de música. Identificar o seu conteúdo mais popular irá ajudá-lo a criar uma melhor programação para a sua estação.
Então, por exemplo: se você perceber que o número de ouvintes aumenta quando você toca Rock Alternativo e cai quando você toca Eletrônica, então você pode considerar abandonar a música Eletrônica e enfatizar mais o Rock Alternativo. Agora que você sabe que boa parte dos seus ouvintes ouve rock alternativo, você pode pesquisar um pouco sobre a demografia dos ouvintes desse gênero específico. Durante sua pesquisa, você pode até descobrir que os ouvintes de rock alternativo também gostam de gêneros semelhantes – Indie Rock, Emo ou Post Rock.
3. Interaja com o público
Outra forma eficiente de fidelizar sua audiência é apostar na interação com o público. Você pode fazer isso de diversas formas:
- Incentive os pedidos de músicas. As pessoas adoram pedir suas músicas favoritas, seja em uma boate, em um bar ou ligando para a estação de rádio. Eles sentirão que fazem parte do show e ficarão por perto até ouvirem seu pedido.
- Use suas páginas de mídia social. Você pode criar páginas da rádio no Instagram, Facebook e Twitter para compartilhar notícias e as últimas atualizações sobre sua estação, seus programas e até notícias sobre o mundo da música.
- Faça promoções. Por fim, organizar promoções é outra maneira de dar ao seu público um motivo para sintonizar. Todo mundo gosta de um bom prêmio e vai querer ficar sintonizado para ver se ganhou.
Fidelização dos anunciantes
Se você for bem-sucedido em fidelizar seus ouvintes, já tem meio caminho andado para satisfazer seus anunciantes. Mas existem diversas estratégias de pós-vendas em rádios que você também pode adotar:
Cumpra as promessas feitas
O primeiro passo para fidelizar os anunciantes é entregar os serviços conforme foram contratados. Ou seja, a veiculação dos anúncios deve ocorrer com precisão para garantir a satisfação das empresas que anunciam com a sua rádio.
Ofereça um atendimento personalizado
Cada empresa anunciante que contata a sua rádio possui necessidades e objetivos diferentes, certo? Por isso, o atendimento deve ser personalizado para que cada um deles consiga chegar aos resultados esperados. Isso faz toda a diferença no momento do pós-vendas em rádios.
Mantenha o contato após a venda
Depois de fechar uma venda de anúncios, não deixe de manter o contato com o anunciante – tanto para acertar os detalhes sobre os serviços quanto depois da veiculação. Você pode, inclusive, enviar uma pesquisa de satisfação para obter insights valiosos sobre a satisfação dos anunciantes.
Faça contato para novas campanhas
Outra boa estratégia de pós-vendas em rádios é entrar em contato com os anunciantes para oferecer novas oportunidades de veiculação de anúncios. Essa tática é ainda mais efetiva quando você consegue personalizar essa comunicação – fazendo indicações pontuais conforme o perfil de cada anunciante.
Você gostou das dicas de pós-vendas em rádios? Quais estratégias você já adota atualmente? Deixe o seu comentário!