Mídia kit para rádio: o que é e como fazer?

O universo da comunicação é amplo e cheio de ferramentas que possibilitam uma relação ativa entre os veículos e seu público-alvo. Para quem trabalha nesse segmento, é muito importante estar familiarizado com todas as possibilidades de otimização do conteúdo comunicativo. Assim, é possível obter sucesso nos seus objetivos.

Pensando nisso, neste post, falamos sobre mídia kit para rádio, abordando sua importância e como fazer para torná-lo eficaz na divulgação da sua emissora de radiofusão. Acompanhe e saiba mais!

Afinal, o que é um mídia kit?

Mídia kit é uma expressão utilizada para definir um projeto de apresentação que servirá para vender seus serviços para agências e clientes finais. Dessa maneira, a representação comercial de um veículo utiliza tal acessório para captar clientes interessados em anunciar no espaço publicitário e fechar contratos relevantes, bem como demonstrar todo seu potencial, ou seja, os motivos que vão atrair o anunciante e fazê-lo se interessar pela sua programação.

Vale destacar que um mídia kit não possui um formato definitivo e pode ser adaptado de acordo com o perfil e os interesses da sua rádio. Por tal razão, na hora da criação de um material desse tipo, seja criativo e não se limite a padrões que já circulam no mercado.

Como fazer um mídia kit atraente?

Bem, depois de entender o que é um mídia kit, que tal saber como elaborar um material arrebatador? Afinal, a partir dele, você obterá o destaque que tanto precisa para transformar sua radiodifusora num veículo de comunicação bem-sucedido. Entre as informações essenciais que não poderão ser ignoradas na sua apresentação, vale destacar:

História da empresa

Conte a história da empresa, diga quando foi fundada, assim como sobre quem está à frente do empreendimento — isso humaniza e aproxima-a das pessoas.

Justificativa para anunciar

Dê aos seus futuros clientes um motivo para fecharem um contrato e explique por quais razões eles devem acreditar nas suas qualidades.

Qualidades da rádio

Depois das justificativas, é o momento de evidenciar suas melhores características. Deixe claro quais são as vantagens e as qualidades da rádio e dos seus anúncios criativos.

Leia também:  Você sabe o que é uma rádio digital?

Estatísticas e números de audiência do veículo

Não há dúvidas de que esses dados são fundamentais. Desse modo, faça com que eles sejam transparentes e cheguem até seus patrocinadores por meio da disponibilização, no mídia kit, de um relatório contendo as estatísticas.

Perfil do público

Traçar um perfil do seu público também é outra estratégia eficiente, pois, a partir disso, você conseguirá transmitir aos interessados o alcance da sua audiência.

Casos de sucesso

Não esconda os casos de sucesso, eles podem ser um cartão de visita e uma das ferramentas mais atraentes do seu veículo. Liste todas as premiações já recebidas pela rádio.

Tabela de preços para veiculação

Essa tabela define não apenas os valores, mas também os modos de comercialização aceitos pelo veículo.

Datas de fechamento e dados de contato

Por fim, e não menos primordial, defina, no mídia kit, as datas de fechamento para as contratações e as informações de contato para que os clientes possam se comunicar com sua empresa.

Como atrair mais anunciantes?

Agora que você já sabe o que é e como fazer um mídia kit, chegou o momento de pôr a mão na massa, definir os seus objetivos e conquistar ainda mais ouvintes e clientes para sua rádio. Por tal motivo, invista em planejamento, organização e concepção de estratégias de comunicação capazes de alavancar a sua marca e transformar suas campanhas em cases de sucesso.

Não esqueça que a publicidade é um combustível imprescindível e, por isso, deve sempre ser levada a sério na manutenção das relações comerciais dos veículos de comunicação.

Curtiu nosso artigo sobre mídia kit para rádio? Esperamos que ele tenha ajudado você a saber mais sobre o assunto. Aproveite, deixe seu comentário no post e compartilhe com a gente a sua opinião!

Comentários

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua há mais de 4 anos no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa com mais de 20 anos produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe uma resposta