Rádio focada em notícias é a nova tendência?

A rádio é um meio de comunicação muito popular no Brasil. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, o maior destaque da plataforma não são os conteúdos de entretenimento. A rádio de notícias e prestação de serviços é uma nova tendência do mercado e tem impulsionado um número cada vez maior de emissoras.

Ouvir notícias pela rádio é um hábito da população brasileira, que gosta e está adaptada a essa maneira de se manter informado. Diferente de outros meios de comunicação, como a televisão ou o computador, a rádio oferece uma opção mais simples para os ouvintes, que consegue se adaptar à correria da rotina.

Um novo mercado

Novas mídias como a internet possibilitam a transmissão de notícias de maneira imediata. Entretanto, no Brasil ainda são aproximadamente 52 milhões de ouvintes assíduos de emissoras de rádio, seja de forma tradicional ou por meio de streaming.

No entanto, os radialistas não devem se acomodar aos números. O mercado de comunicação está em constante transformação. O digital está tomando cada vez mais espaço na vida do consumidor. Por isso, é papel das emissoras de rádio entender as necessidades do seu público e se adaptar aos novos meios, oferecendo diferentes formas de acesso ao conteúdo que transmitem.

Casos de sucesso

Embora muitas emissoras estejam se adaptando para virarem rádio de notícias, algumas redes já se destacavam no segmento. São inúmeros os casos de programações completas dedicadas à notícia que são sucesso total entre os ouvintes, conquistando a cada dia mais audiência. Confira!

CBN

A rádio CBN foi criada em outubro de 1991, sendo pioneira no modelo de “all news”. Sua programação é totalmente formada com conteúdo jornalístico, trazendo boletins constantes sobre as notícias do Brasil e do mundo. A emissora conta com aproximadamente 200 jornalistas e mantém parceria com redes internacionais, como a BBC.

Atualmente, a rádio CBN está presente nas principais cidades brasileiras, com quatro emissoras próprias e 30 afiliadas.

BandNews FM

No ar desde maio de 2005, a BandNews FM foi uma das primeiras redes brasileiras de emissoras de rádio a oferecer um conteúdo com jornalismo 24 horas no ar. Em sua programação, um novo jornal é transmitido a cada 20 minutos, oferecendo a opinião de apresentadores e de colunistas.

As transmissões alcançam as cidades de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus, Salvador, Curitiba, Fortaleza, João Pessoa, Vitória e Orlando nos Estados Unidos.

Nacional FM

A rádio nacional é uma emissora pública, pertencente à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O grupo foi fundado no Rio de Janeiro, no ano de 1930. Atualmente, a empresa se expandiu e conta com emissoras instaladas em Brasília (Nacional de Brasília), no Amazonas (Nacional da Amazônia) e no Rio de Janeiro (Nacional do Rio de Janeiro).

Apesar de inicialmente oferecer um conteúdo de variedades para os seus ouvintes, em 2017, a emissora decidiu apostar na transmissão de notícias. Hoje, a rede reformulou a sua programação e oferece uma grade conjunta de conteúdo jornalístico.

Como você pode perceber, a rádio de notícias foi e continua sendo uma grande tendência do mercado radiofônico. Sendo uma excelente aposta para quem ainda tem dúvidas sobre qual segmento seguir. Mas lembre-se: é essencial sempre contar com fontes de informação confiáveis antes de transmitir uma notícia.

Quer saber mais sobre o assunto? Siga a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as dicas e as novidades sobre o mundo radiofônico.

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.