5 dicas de como criar jingles para sua rádio

O jingle é uma peça musical com fim publicitário, que costuma ser veiculada principalmente nas rádios. Ele conta com uma estrutura melódica simples, chamando a atenção dos ouvintes, criando empatia e ficando na memória das pessoas.

Além da parte técnica, como um bom estúdio, cantores e música, é preciso pensar também na elaboração dessa peça. Os elementos devem mostrar o que é o produto, o serviço ou a marca e precisam ser simples, contribuindo para a fidelização dos ouvintes.

Se você tem interesse em criar jingles para a sua rádio, acompanhe as 5 dicas que traremos neste artigo. Confira!

1. Conhecer bem o produto

Para que um jingle atinja o seu propósito, ele precisa demonstrar qual é a marca ou o produto que está sendo veiculado. Portanto, conheça bem a essência do que será promovido.

Conhecendo profundamente a utilidade, o público-alvo e outras informações é mais fácil usar os benefícios e diferenciais para compor um jingle de sucesso.

2. Colocar o nome em destaque

Para que o seu jingle seja eficaz, é preciso que o nome do produto, serviço ou da marca tenha um lugar de destaque. Ele deve aparecer, se possível, mais de uma vez na letra, não podendo ficar escondido.

Essa é uma forma de garantir que o ouvinte se lembre das principais informações, associando o nome da marca ao produto ou serviço. Desse modo, aumenta-se a probabilidade de que ele compre o que está sendo anunciado ou que continue ouvindo a mesma rádio.

3. Usar figuras de linguagem

As figuras de linguagem são recursos interessantes para aplicar na criação de um jingle. Elas são maneiras de falar algumas coisas de forma simples e divertida. Além disso, aumentam a probabilidade de fixação da melodia.

A hipérbole, por exemplo, é um modo de exagerar algum aspecto de forma engraçada. As onomatopeias também são interessantes, pois são palavras que substituem sons, como tic-toc. Ainda existem outros recursos que podem ser empregados, como as metáforas e os trocadilhos.

4. Definir uma melodia

Uma música é mais fácil de recordar do que uma simples sequência de palavras. Os elementos musicais fazem dos jingles peças bastante simples de memorizar, portanto, a melodia é parte fundamental da criação. Procure uma melodia que seja leve, bem-humorada e que não seja muito longa.

5. Apostar na simplicidade

Uma das explicações do sucesso que os jingles fazem está na simplicidade. Uma peça muito complexa, com excesso de palavras e termos de difícil compreensão, diminui o impacto e dificulta o alcance.

Aposte em peças simples e diretas, facilitando a memorização e o reconhecimento. Além disso, verifique se o texto ou a melodia não contém nenhum erro ou se é, de alguma forma, embaraçoso ou de gosto duvidoso.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para criar um jingle e mostramos como esse recurso é interessante para fixar o nome da rádio, além de promover produtos e serviços de anunciantes. Portanto, vale a pena investir nessa estratégia e elaborar conteúdos que sejam de fácil memorização.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para ler outro artigo que traz 4 dicas para ser um bom locutor de rádio!

Comentários

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.