Confira 4 dicas para ser um bom locutor de rádio

A rádio é, sem dúvidas, um dos principais veículos de informação em todo o mundo desde o seu surgimento e, nesse contexto, a profissão do locutor de rádio é essencial e exige diferentes conhecimentos e habilidades.

Você já deve ter parado para pensar no que é preciso fazer para ser um bom locutor de rádio e se destacar entre os demais, não é mesmo? A realidade é que ser reconhecido como um profissional de locução de excelência é o grande sonho dos que atuam no ramo, mas você sabe como fazer isso?

Se você deseja saber mais sobre a atuação do profissional de locução, acompanhe o post que vamos responder a sua dúvida e apresentar 4 dicas para que você se torne um bom locutor de rádio. Continue a leitura para conferir todos os detalhes!

1. Cuide da sua voz

A voz, apesar de não ser o único fator que faz com que uma pessoa se torne um bom profissional, é o principal instrumento de trabalho diário do locutor de rádio e, portanto, cuidar dela é fundamental. Para tanto, é preciso seguir determinados cuidados e orientações, como:

  • evitar bebidas muito quentes ou geladas;
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • evitar fumar, uma vez que o cigarro costuma prejudicar o aparelho fonorrespiratório;
  • beber muita água;
  • realizar gargarejos com frequência para prevenir infecções na garganta;
  • evitar ingerir itens com efeitos anestésicos, uma vez que eles podem mascarar problemas com a sua voz que devem ser tratados;
  • nas horas anteriores à locução, evitar ingerir comidas que são capazes de engrossar a saliva e até mesmo causar pigarros, como chocolate, queijo e iogurte.

2. Faça o uso de linguagem simples

O locutor que está em uma rádio tem como dever transmitir a mensagem que deseja de maneira clara e de forma que todos os seus ouvintes consigam entendê-lo. Dessa maneira, ele deve procurar sempre transmitir informações sem ruídos e ser entendido com clareza.

Para tanto, manter uma linguagem simples, com palavras claras e fáceis de entender, é fundamental para que a mensagem seja transmitida e atinja o maior número de pessoas possíveis. O ideal é, inclusive, utilizar frases curtas, para que a conexão com os ouvintes seja feita com mais facilidade.

3. Evite vícios de linguagem

Os vícios de linguagem, ou seja, a utilização de palavras ou expressões de maneira repetida, são capazes de empobrecer a fala, alguns exemplos são:

  • né;
  • tipo;
  • então;
  • é;
  • aí.

Se você conta com esse hábito, o ideal é livrar-se dele. Para tanto, é preciso se policiar e prestar atenção sempre que for falar, a fim de evitar os vícios de linguagem. É válido ressaltar que, nesse caso, o vício de linguagem não se confunde com o bordão — uma frase que representa o profissional e faz com que ele seja reconhecido.

 4. Utilize equipamentos de qualidade

Contar com equipamentos de qualidade é fundamental para o locutor de rádio, uma vez que de nada adianta seguir as demais dicas se a transmissão não for eficiente por conta de fatores externos.

Dessa maneira, até mesmo o profissional que evita vícios de linguagem, cuida de sua voz e utiliza linguagem simples em sua locução, sempre com o objetivo de transmitir a sua mensagem da melhor maneira possível, pode ter todo o seu trabalho prejudicado se ele contar apenas com equipamentos que não cumprem o seu papel e, por exemplo, apresentam falhas ao vivo.

Agora que você já sabe ao que é preciso ter atenção para ser um bom locutor de rádio, coloque as nossas dicas em prática o quanto antes para se tornar um profissional ainda melhor e, inclusive, lembre-se de utilizar equipamentos de qualidade para que o seu trabalho não seja prejudicado!

Se você gostou das dicas que apresentamos neste post, continue a visita em nosso blog e descubra como ser um bom radialista!

Comentários

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.