Afinal, você sabe quanto cobrar para anunciar na rádio?

Com a chegada da televisão na década de 20, muitas pessoas se questionaram sobre quanto tempo de vida ainda restaria ao rádio. Quem apostou na extinção desse meio de comunicação acabou se surpreendendo: o rádio se manteve firme e forte para alívio dos profissionais do ramo e alegria dos ouvintes fiéis.

A partir da década de 60, quando a internet começou a ser desenvolvida, a dúvida veio à tona novamente. A televisão e o rádio sobreviveriam diante de tamanha inovação? O que se viu foi uma convergência midiática em que, em vez de competirem com a internet, rádio e TV se aliaram a ela como uma ferramenta de distribuição dos seus conteúdos pelo mundo.

Em meio a esse cenário em que tantos meios conversam entre si e se completam, eis a dúvida: quanto custa anunciar na rádio? Neste post, você vai saber quais fatores influenciam o valor de um anúncio, os principais preços na rádio e as vantagens de anunciar nesse veículo. Acompanhe!

O que influencia o preço de um anúncio na rádio?

O preço de um anúncio na rádio varia de acordo com horários, tempo de duração do anúncio, quantidade de inserções entre outros fatores. A seguir, saiba mais sobre as principais variáveis.

Audiência e abrangência

Como é de se imaginar, os números de audiência de uma emissora impactam (ou deveriam impactar) diretamente no valor cobrado por um anúncio. Da mesma forma, a abrangência (ou localização) da estação também é relevante na determinação do preço rádio.

Sendo assim, se a audiência, medida trimestralmente pelo Ibope, mostrar números que favoreçam a emissora e ela ainda contar com uma ampla abrangência territorial, é provável que seus anúncios custem mais se comparados àqueles de outras com audiência mais baixa e abrangência inferior.

Duração

Quanto tempo dura um anúncio na rádio? A escolha é do cliente, mas também da rádio, que pode delimitar quais formatos são permitidos na sua emissora. O tempo padrão de um anúncio é de 30 segundos. Se o comercial durar mais, ou menos, o valor deve ser calculado de maneira proporcional.

Quantidade de inserções

Quantas vezes um anúncio vai ao ar? Certamente o número escolhido determinará o valor final a ser pago pelo anunciante. Essa quantidade dependerá dos objetivos que o cliente tem com sua campanha.

Desse modo, cabe ao veículo propor uma negociação interessante para ambas as partes, oferecendo um desconto ou uma bonificação (como inserções gratuitas), conforme o número de anúncios aumente.

Faixa horária

A escolha do horário ou programa radiofônico de veiculação de um anúncio pode aumentar o custo da inserção. Nas rádios, adota-se um padrão de precificação no qual é cobrado um valor para o horário rotativo (indeterminado) e outro quando o cliente opta por uma faixa de horário específica.

Novamente, o objetivo da campanha pode ser a melhor orientação para essa escolha. Para as emissoras, a sugestão é analisar o perfil da audiência em cada faixa horária a fim de criar uma tabela coerente.

Quais são as vantagens de anunciar na rádio?

Agora que você conheceu todas as características que influenciam o preço de um anúncio na rádio, chegou a hora de descobrir as principais vantagens de utilizar esse meio para fazer anúncios e por que essa é uma das melhores opções para divulgar um produto ou serviço.

Forte presença em todo lugar

Você sabia que os brasileiros são os que mais escutam rádio no mundo? Em média, 91,9% da população do país ouve rádio, número maior até mesmo que a média mundial (88%). Um dos principais motivos para isso é que o rádio está em todo lugar: em casa, no celular, no carro e, até mesmo, em aparelhos de TV e nos computadores.

Assim, a rádio garante uma grande audiência, com ouvintes sintonizados diariamente em diversas emissoras independentemente do horário ou lugar em que estiverem.

Capacidade de adaptação

Outra vantagem da rádio é que ela se adapta rapidamente a novas necessidades, se mostrando sempre flexível a novos produtos e ideias. Caso um cliente precise de um anúncio específico, o veículo sempre pode ser usado de forma rápida, simples e inovadora. Não é à toa que o rádio tem mais de 100 anos e continua a ser usado em todas as partes do mundo, certo?

Investimento baixo

A maioria das pessoas já sabe disso, mas muitas delas se esquecem: o investimento para anunciar na rádio é muito menor do que o necessário para fazer um anúncio na TV ou em jornais, por exemplo.

Isso porque o custo de produção de um comercial para o rádio é baixo e garante um retorno bastante rápido, pois, quando uma campanha é bem elaborada, ela traz retornos imediatos.

Maior alcance de divulgação

Imagine uma pessoa que more em uma área rural de uma cidade longínqua onde nenhuma tecnologia funciona de maneira efetiva. Pode ter certeza de que essa pessoa utiliza o rádio como uma fonte de informação e entretenimento!

Afinal, o rádio é capaz de chegar em locais onde a TV, a internet e os impressos não podem chegar. Uma vantagem e tanto, não é mesmo?

Aumento das vendas

Se você reparar nas grandes empresas, vai perceber que elas são anunciantes fortes e constantes em todos os meios, inclusive no rádio.

Afinal, a propaganda na rádio funciona e, quando é bem-feita, pode ajudar a aumentar as vendas de uma empresa e garantir que ela alcance o sucesso.

Quanto custa anunciar na rádio?

Como você viu até aqui, diversos fatores influenciam o preço de veiculação de anúncios na rádio, o que pode variar bastante de uma rede para outra. Abaixo, separamos quanto custa anunciar na rádio BandNews FM na cidade de São Paulo (SP) de acordo com a faixa de horário. Mesmo que esse valor varie muito, já dá para ter uma ideia da média do valor dos anúncios:

  • 6h às 9h — R$ 6.720,00;
  • 11h às 17h — R$ 2.562,00;
  • 18h às 21h — R$ 3.370,00;
  • 21h às 0h — R$ 1.354,00;
  • durante eventos especiais — R$ 7.308,00.

Agora que você descobriu quanto custa anunciar na rádio, ficou mais fácil entender como as emissoras elaboram suas tabelas de preço para definir o valor de um anúncio, certo?

Aproveite a sua visita ao blog e entre em contato com a Teletronix para descobrir como podemos manter sua rádio sempre no ar com operações fáceis e módulos eficientes.

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.