Audiência de rádio: por que a sua está diminuindo?

Que o rádio é um meio de entretenimento e informação democrático, todos sabem. É por meio deste velho — e importante — meio de comunicação que milhares de cidadãos recebem notícias emergenciais sobre o mundo, além de terem acesso gratuito aos mais diversos programas e suas músicas prediletas.

Mas, mesmo com tantos benefícios, a audiência de rádios é, hoje em dia, algo difícil de manter. Se você está nesse barco e quer saber por que a sua está diminuindo, é só continuar a leitura.

A internet e a audiência de rádios

Para falar sobre a “crise” nas rádios, é imprescindível citar a internet e as diversas plataformas de streaming que surgiram — e ainda surgem — diariamente. Afinal, no mundo em que vivemos, o que não faltam são opções para receber informações, músicas e tudo mais que se possa imaginar.

Aliás, se você pode imaginar, a internet certamente faz! Ela, seus podcasts, redes sociais e todo esse universo interativo é um grande chamariz para que os fãs das rádios façam a temida migração.

Segundo pesquisa realizada pela Jacobs Media este ano, alguns dos principais motivos que levam os ouvintes às rádios são as músicas favoritas, a gratuidade da mídia, os programas e locutores e a companhia que eles trazem. Mas, se pararmos para pensar, esses benefícios não podem ser facilmente comparados aos que a internet pode trazer?

Então, como contornar essa situação, fidelizar seus ouvintes e, de quebra, trazer mais pessoas para a sua rádio? Usando a internet, é claro.

A internet como meio de garantir audiência

Ter presença digital é, hoje em dia, mais do que uma obrigação. É algo fundamental para garantir o seu sucesso. É por meio dessa presença, aliás, que você vai engajar mais ouvintes, além de trazer interação para aqueles que já seguem sua programação.

Lembre-se: a interação é algo mandatório. Fazer com que as pessoas se sintam parte do programa, da programação, das escolhas, isso é um grande diferencial e pode garantir mais audiência de rádios.

Por isso, faça uso das métricas e todo o arsenal de monitoramento online, invista em novas ideias, pesquise. Busque sempre trazer novidades – sem comprometer o perfil da sua marca, é claro -, acompanhe os indicadores de desenvolvimento, esforce-se! Aprender a usar a modernização das mídias a seu favor é necessário se você deseja manter seu negócio e expandi-lo.

Pense também na qualidade. Seus equipamentos, seu espaço, os serviços que oferece: você está certo da condição de todos eles? A modernização precisa vir não só da programação, mas das ferramentas utilizadas para construí-la.

É preciso que um acompanhe o outro e que você busque sempre por novas tendências e formas de implementar seu material de trabalho. Esse pode ser um passo certeiro para elevar o nível de suas produções e, assim, melhorar suas transmissões.

Fique atento! Novidades surgem diariamente em nosso cotidiano e, claro, elas exigem flexibilidade dos empreendedores. Mas, com dedicação, a audiência de rádios será mantida e você vivenciará um momento ainda mais proveitoso para essa mídia tão relevante e inseparável do nosso dia a dia!

Quer aprender um pouco mais sobre rádio? Confira o nosso artigo sobre indicadores de desempenho que você precisa acompanhar!

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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