Como evitar a oscilação da frequência de rádio?

A tecnologia proporcionou uma série de avanços na comunicação. Nesse sentido, as ondas eletromagnéticas tiveram papel de destaque nesse processo ao longo dos anos e permitiram que a frequência de rádio fosse transmitida. Apesar de ser pouco conhecida pelo público em geral, a frequência de rádio está lá e é por meio dela que você consegue escutar uma música e sintonizar sua emissora favorita.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda de maneira exata como funciona a transmissão da frequência de rádio, o que são ondas de radiofrequência, além de explicar como escolher os equipamentos ideais que contribuem para uma frequência melhor. Boa leitura!

Como funciona a transmissão da frequência de rádio?

O rádio é um sistema de comunicação que utiliza ondas eletromagnéticas que se propagam no espaço. Esse fenômeno acontece quando um sinal sonoro é enviado pelas torres sob a forma de ondas eletromagnéticas — ou ondas de rádio.

Desse modo, todos os aparelhos que naquele momento estiverem sintonizados com aquela frequência determinada estarão aptos a captar e receber o sinal.

Nesse mesmo sentido, os elementos que estabelecem a clareza e proporcionam o avanço do sinal são a amplitude e a frequência das ondas — a força e a regularidade na emissão dos pulsos que a torre transmite.

faixa AM tem a amplitude de 500 a 1600 quilo-hertz. A sua frequência é menor que a faixa FM, mas seu alcance é muito maior. Por sua vez, a faixa FM tem entre 88 e 108 mega-hertz — se comparada com a AM, ela tem frequência maior e alcance menor.

Dessa forma, devido ao maior alcance das ondas AM, as rádios que a utilizam costumam funcionar em mais locais, mesmo em regiões que ficam no interior.

Além dessas diferenças já apresentadas, pode-se abordar o fato de que as ondas AM têm amplitude variável no momento de sua propagação, enquanto a FM vai se propagar pelo espaço e, enquanto isso, alterar seu valor de frequência.

O que são ondas de radiofrequência?

As ondas de radiofrequência consistem em radiações eletromagnéticas que são bastante utilizadas em comunicações sem fio. Assim, as ondas de rádio — além da radiodifusão — são usadas em outros mecanismos, como:

  • telegrafia sem fios;
  • telefones sem fios;
  • televisão;
  • radar;
  • sistemas de navegação;
  • comunicação espacial etc.

Como funcionam os componentes transmissor e receptor?

Os sistemas de comunicação de rádio são formados por dois elementos básicos: transmissor e receptor.
O mecanismo transmissor funciona gerando oscilações elétricas com a frequência de rádio — portadora. Assim, a amplitude da frequência pode ser aumentada para que a onda portadora seja mudada.

O sinal modulado em amplitude é formado pela onda portadora e suas bandas laterais, que são produtos da modulação. Esse mecanismo evita a oscilação da frequência.

Assim, a frequência que é modulada tem a capacidade de criar mais de um par de bandas laterais para cada modulação. Desse modo, torna-se possível criar variações responsáveis por transmitir em radiodifusão ou em luminosidade na televisão.

Como escolher equipamentos que melhoram a oscilação de frequência?

Com o objetivo de escolher o equipamento ideal que melhora a oscilação de frequência em sua rádio, selecionamos algumas dicas essenciais para que você possa seguir. Confira!

Escolha um bom transmissor

Uma boa rádio é aquela que se preocupa com a sua programação e com a reputação de seus profissionais, mas que também esteja atenta quanto a qualidade do áudio. Para isso, é preciso buscar por um bom transmissor, pois ele tem importante influência nesse sentido.

Por meio dele, há a filtragem necessária de modo que não haja interferências, contribuindo para uma boa experiência do ouvinte. Verifique, ainda, se o equipamento é homologado pela ANATEL (como qualquer outro tipo de equipamento que sua empresa for contratar), além de entender se algumas importantes informações estão presentes no painel em tempo real.

São elas, além da frequência de transmissão, a potência de saída, retorno de rádio frequência, temperatura do módulo de potência etc.

Faça uma boa pesquisa de fornecedores para os equipamentos

Também é essencial atentar quanto à escolha de seus fornecedores, uma vez que a qualidade dos materiais vendidos proporcionarão melhorias na oscilação de frequência.

O primeiro passo é fazer uma pesquisa detalhada daqueles já existentes no mercado. Busque conhecer essas empresas, entenda a sua tradição nesse ramo de atuação, além de ficar por dentro se outros empresários já tiveram algum tipo de problema quanto a esse fornecedor. Avalie as redes sociais dessa empresa e veja se há reclamações, além de buscar indicações de quem já está operando na área.

Analise o custo-benefício

Também é preciso focar na excelência dos equipamentos contratados e avaliar o orçamento daquelas pesquisadas. Como qualquer outro fornecedor, desconfie de preços que estejam muito abaixo dos demais, pois não significa que terá qualidade. Pelo contrário, poderá resultar em prejuízos futuros que prejudicarão não apenas o fluxo de caixa de sua rádio, como também diminuirá a audiência caso prejudique a qualidade de sua programação.

Outra dica que costumamos abordar em relação a custo-benefício está relacionada quanto às necessidades de sua rádio. Em algumas situações, apenas um equipamento mais caro poderá resultar em uma qualidade sonora que possa satisfazer aos seus clientes e ao mesmo tempo trazer melhores resultados para o seu empreendimento.

Por essa razão, torna-se preciso avaliar quais são as expectativas da rádio quanto àquele equipamento, além de entender detalhadamente sobre as condições da empresa antes de fazer algum investimento.

A transmissão de frequência de rádio é um dos fenômenos tecnológicos que possibilitam que o sinal emitido por torres seja difundido a um grande número de aparelhos indispensáveis em nosso cotidiano — celulares, telefone sem fio etc.

Assim, a escolha de um equipamento que possa alcançar aos objetivos da rádio e ao mesmo tempo promover mais qualidade de som é um passo importante para que o  negócio possa alcançar o seu público de maneira efetiva e sem deixar de modo que os ouvintes não tenham queixas quanto.

Quer saber como melhorar a frequência de rádio? Nós podemos ajudar você. Entre em contato conosco! Nós, da Teletronix, somos uma empresa estruturada no segmento de produtos de radiodifusão. Produzimos equipamentos para rádios e emissoras de TV, transmissores FM, consoles e processadores de áudio, entre outros.

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.