Como funciona o sistema de TV Digital? Descubra aqui!

Os avanços da tecnologia seguem surpreendendo você com as mudanças que chegaram com o decorrer dos anos? Nós entendemos que é difícil acompanhar tudo isso e, por isso, decidimos explicar hoje sobre o sistema de TV digital e quais são as vantagens dessas inovações!

Neste texto, você vai conhecer mais detalhes do sistema de TV digital e entenderá a importância desse avanço na telecomunicação do Brasil. Não perca!

Qual é a diferença entre sistema analógico e digital?

A tecnologia avança diariamente como nunca e, claro, a televisão também não parou no tempo e está evoluindo para competir com os novos meios de comunicação que surgem. Com isso, muitos espectadores ainda não conhecem os detalhes que diferenciam os principais modelos de transmissão conhecidos no Brasil.

Sistema Analógico

Inaugurada em 1924, esse modelo é um dos mais conhecidos e foi um dos mais utilizados pelas famílias brasileiras até hoje. A sua transmissão envolve um processo simples usando o envio de ondas eletromagnéticas contínuas.

Uma das desvantagens dessas transmissões é a baixa qualidade do material, desde o áudio até a imagem, geralmente com telas chuviscadas.

Televisão Digital

Diferentemente do modelo analógico, a TV digital não necessita de uma antena para funcionar, no entanto, se você possuir uma versão antiga, é possível comprar apenas um conversor para receber as transmissões com qualidade.

O surgimento das transmissões digitais no Brasil começou em 2007 e, desde então, as emissoras, em conjunto com o Governo, passaram a incentivar o processo de migração dos espectadores, auxiliando-os a ajustar seus televisores para consumirem um conteúdo com mais qualidade de som e imagem.

Como funciona a TV digital?

O Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) foi definido em 2003, adotando um padrão que permite a transmissão de dados digitais em alta definição (HDTV) ou em definição padrão (SDTV), o ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial).

Podemos definir o padrão de televisão digital como o conjunto de definições e especificações técnicas necessárias para a instalação e implementação de um modelo de sistema de telecomunicação a partir do projeto definido.

Ao redor do mundo, existem diferentes modelos para sistemas e padrões de TV digitais. No Brasil, a definição do padrão adotado surgiu da harmonização de um modelo inicial e de diferentes sistemas, incluindo tecnologias de hardware e de software.

Quais são as vantagens da televisão digital?

Para finalizar, vamos explicar quais os benefícios que transformaram o digital em um dos modelos de televisão mais importantes para o mundo da telecomunicação.

Resolução maior que a das televisões analógicas

A resolução da TV é definida pela quantidade de linhas horizontais produzidas pela televisão. No caso do digital (HDTV), esse número é mais que o dobro do oferecido pelo sinal analógico (PAL-M e NTSC). Isso permite que a definição das imagens seja mais nítida para os espectadores.

Áudio sem chiados e maior qualidade do som devido à digitalização

Enquanto o analógico permitia a transmissão de som em apenas dois canais, o sistema de TV digital permitiu a expansão do número para seis. Dessa forma, o espectador consegue ficar ainda mais focado na televisão ao assistir à programação.

Contudo, essa inovação não está disponível para todos os brasileiros, uma vez que é necessária a aquisição de equipamentos técnicos mais atualizados para aproveitar um melhor sistema de som.

Sinal que não cai com as chuvas

Antes, as razões climáticas interferiam bastante para no sinal, no entanto, com a chegada do digital, essa questão não é mais um problema devido ao sistema de transmissão atualizado.

Sendo assim, o espectador não precisa se preocupar em perder o jornal do horário nobre ou a novela das nove, todas as vezes que chegarem as nuvens de chuva.

O sistema de TV digital é impressionante, não é mesmo? E o melhor: esses avanços para elevar a qualidade do conteúdo transmitido para os brasileiros melhoram cada vez mais. Por essa razão, é essencial buscar sempre novas tecnologias para providenciar o melhor para a sua audiência!

O que você achou das novidades do sistema de TV digital? Gostou? Então assine a nossa newsletter e receba informações exclusivas sobre telecomunicação em seu e-mail!

Comentários

Leia também:  Como as emissoras devem garantir a acessibilidade na TV Digital?
Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.