Como funciona um distribuidor e amplificador de áudio para TV?

Devido à sua forte versatilidade, alto desempenho e por passar confiança, o distribuidor e amplificador de áudio é um instrumento essencial, que vem ganhando cada vez mais espaço e é uma alternativa muito eficiente a ser usada em emissoras de TV e de rádio.

Mas afinal, você sabe para que serve esse aparelho? Neste artigo você vai entender melhor quais são as suas principais características. Confira!

O que é um amplificador de áudio?

O amplificador de áudio consiste em um equipamento que tem a capacidade de ampliar o sinal elétrico recebido, ou seja, ele consegue expandir a potência ou o volume de um som, que pode ser um instrumento musical ou o áudio para TV.

Para isso esse aparelho utiliza uma certa quantidade de energia — Como esses aparelhos maximizam o sinal elétrico que foi recebido, de nada serve ter um amplificador com uma potência de 100 watts RMS por canal se o falante tem a habilidade de suportar apenas 50 watts, entende?

Como um amplificador ajuda na distribuição de sinais?

Primeiramente, é preciso compreender que os aparelhos de áudio normalmente operam de forma interna, usando baixos níveis de corrente e tensão durante o processamento do sinal (suas medidas têm o caráter de milivolts e miliampères).

Esse pequeno grau não é suficiente para estimular o funcionamento adequado de um sistema de alto-falantes ou então de caixas acústicas, uma vez que eles exigem uma reprodução sonora que tenha mais potência.

É aí que entra o papel do amplificador. Esse aparelho é considerado assim, como o centro de um sistema de sonorização, uma vez que fica responsável por fazer a distribuição de energia para as caixas acústicas. Desse modo, ele pode ser utilizado para realizar aplicações de áudio e para transmissão de sons de rádio.

Como o amplificador bloqueia os ruídos?

Os amplificadores melhoram a amplitude dos sinais na ordem de mV, originários de uma fonte específica como um microfone ou, até mesmo, aparelho de som. Desse modo, eles trabalham na região linear e conseguem minimizar eventuais distorções que podem acontecer no sinal da fonte.

Além disso, eles têm a capacidade de recepcionar sinais oriundos de outros tipos de equipamentos, como o console de mixagem, equalizador e crossovers. Com isso, o sinal ganha mais força e potência, capazes de incitar os circuitos presentes no aparelho amplificador.

Se, porventura, for identificado zumbido ou ruído no áudio, é necessário verificar alguns elementos. Confira:

  • veja se o aterramento do aparelho confere com o modelo utilizado pelos circuitos AC do local;
  • se o aterramento de ambos for o mesmo, mas os ruídos permanecerem, talvez a solução seja isolar as saídas desbalanceadas das entradas balanceadas do equipamento por meio de um transformador isolador do áudio.

Quais são os diferenciais do amplificador ADA-416 da Teletronix?

O Amplificador e Distribuidor de áudio de marca ADA-416, da empresa Teletronix, é um aparelho considerado de excelente desempenho. A sua eficiência e fidelidade no processo de amplificação e distribuição de sinais de áudio faz com que ele seja um dos melhores do mercado e, portanto, uma alternativa ideal para o uso em emissoras de TV.

Leia também:  Rádio Aparecida escolhe Transmissor da Teletronix em seu processo de Migração AM para FM

Esse aparelho foi fabricado com 4 entradas balanceadas e/ou desbalanceadas de maneira própria e independente, que têm o potencial de distribuir até 16 saídas balanceadas e/ou desbalanceadas, cada uma com controles de nível independentes.

A sua estrutura é prática e versátil, o que permite que sejam realizadas várias combinações de configurações, tais como:

  • 4×4— há uma entrada com 4 sinais de áudio e com 4 saídas para cada sinal de entrada;
  • 2×8 — há uma entrada com 2 sinais de áudio e com 8 saídas para cada sinal de entrada;
  • 1×16 — há uma entrada com 1 sinal de áudio e com 16 saídas do mesmo sinal, ou seja, a mesma entrada.

A mobilidade, multifuncionalidade e versatilidade do aparelho ADA-416 permite uma variedade de aplicações. Desse modo, ele pode ser usado em estúdios que captam rádio AM, FM, emissoras de TV, de produção, de gravação e outros ambientes.

Além disso, esse equipamento tem uma ótima performance e, dessa forma, ele proporciona confiabilidade eficiência no processo de amplificação e distribuição de sinais de áudio de caráter mono ou estéreo.

O painel frontal permite a leitura da fase do sinal de entrada independente por meio de um sistema de barras de led, ajudando no ajuste do aparelho. Além disso, o nível de cada entrada e saída pode ser calibrado de maneira individual no painel frontal por meio dos trimpots, que atuam entre os seguintes níveis: de -18 dBu a +18 dBu. — cada sistema de entrada tem 7 leds indicadores. Por sua vez, cada saída tem apenas um led indicativo.

Além disso, as entradas balanceadas/desbalanceadas foram projetadas com um grande nível de rejeição (tipo CMRR), bem como de imunidade de radiofrequência. Desse modo, os ruídos não conseguem penetrar e se misturar com o áudio. Da mesma forma, a fonte de alimentação é linear e tem baixo ruído, o que proporciona estabilidade e permite que o aparelho possa desempenhar suas funções com alta performance de áudio. É a tecnologia associada à qualidade no segmento da radiodifusão!

Que cuidados ter com o aparelho amplificador de áudio?

Conheça algumas precauções que você pode adotar com o objetivo de melhorar a vida útil do aparelho:

  • manuseie os cabos de modo cuidadoso;
  • mantenha o equipamento em local limpo e seco;
  • conecte os cabos segurando-os pelo conector — e não pelo cabo;
  • não ligue o equipamento caso ele esteja úmido — somente ligue quando ele estiver seco;
  • tenha cuidado com o transporte — evite quedas e impactos.

Como você pôde perceber, o amplificador de áudio é um equipamento muito útil para auxiliar a transmissão do som em emissoras de TV. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, cada um com suas características especiais. Apesar de parecer um item simples, deve-se ter cuidado com o seu manuseio, pois ele carrega em si peças com alta-tensão. Além disso, é importante verificar as configurações técnicas e elementos como a impedância de carga e a potência de saída.

Quer escolher o melhor aparelho para distribuir e ampliar áudios? Então, conheça o modelo ADA-416 da Teletronix!

Comentários

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.