Ficou confuso? Tire 4 dúvidas sobre TV digital!

O sinal analógico está sendo desligado no Brasil. Por esse motivo, surgiram muitas dúvidas sobre TV digital, o processo de transição da programação e o funcionamento desse novo formato de transmissão na prática.

Para ajudar, listamos neste post as quatro principais dúvidas sobre TV digital para que você entenda de uma vez por todas tudo o que precisa saber sobre o assunto. Confira!

1. Quais as vantagens da TV digital?

O primeiro benefício está relacionado com a qualidade do som e da imagem. Na TV digital, o conteúdo das emissoras passa a ser exibido em HD e o áudio pode ser potencializado por aparelhos específicos, chegando a transmitir até seis canais de sons.

Além disso, outra vantagem da TV digital é a mobilidade e interatividade possibilitada por esse novo formato. Com o sinal digital, você pode assistir os seus programas favoritos a qualquer momento, seja pelo celular, televisão ou computador. Também é possível interagir com a programação em tempo real, respondendo perguntas, verificando informações adicionais, entre outras coisas.

2. O que é um conversor de TV digital?

O conversor digital é um aparelho que recebe e transforma o sinal digital das emissoras para que ele seja compatível com a sua televisão. Com a transição em andamento no Brasil, ele é essencial para que os modelos de TV de tubo ou de tela plana mais antigos continuem recebendo a programação.

O conversor deve ser escolhido de acordo com o aparelho de televisão onde será conectado. Para cada TV da sua casa é necessário contar com um conversor, que vai receber o sinal individualmente. Se você tiver dúvidas sobre a necessidade do equipamento, leia o manual do fabricante.

3. Como conectar e configurar o conversor?

O conversor deve ser conectado à TV por um cabo HDMI, que, geralmente, acompanha o equipamento. É preciso selecionar uma entrada HDMI e configurar a mesma porta no televisor. Além disso, certifique-se de que o aparelho também está conectado à antena que receberá o sinal.

Após fazer a instalação, ligue o conversor e siga o passo a passo indicado no manual do equipamento. A televisão fará uma varredura dos canais que estão disponíveis na sua região e você vai confirmar as configurações com o controle remoto.

4. Quais são os tipos de antena para TV digital?

Para captar o sinal da TV digital não é suficiente ter apenas o conversor. É preciso também investir na antena apropriada para a transmissão. Embora o modelo mais utilizado seja o UHF, em alguns casos também é possível receber a programação digital em uma combinação com a VHF.

Existem antenas internas, externas e coletivas e o tipo de ambiente e região que você mora vão influenciar diretamente no modelo mais adequado em cada caso. Para apartamentos, por exemplo, é preciso um tipo de equipamento diferente de casas individuais.

Para conferir outras informações sobre a transição da TV Analógica para a TV digital, basta conferir o site Seja Digital, desenvolvido pela Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV (EAD), para ajudar os espectadores e emissoras durante a mudança.

Se este post ajudou você, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outras pessoas a tirarem suas dúvidas sobre TV digital. O que acha?

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.