4 metodologias ágeis que podem te ajudar na rádio

Para quem utiliza a comunicação como ferramenta de trabalho, é essencial estar sempre em contato com novas tecnologias que surgem no mercado e saber utilizá-las para o crescimento da rádio, afinal, tais inovações acontecem com a finalidade de facilitar o dia a dia do comunicador, tornando as tarefas mais assertivas. Nesse contexto, as metodologias ágeis podem ser bastante úteis.

Elas possibilitam uma melhoria contínua no gerenciamento de projetos, baseadas em princípios de colaboração, equipes interdisciplinares e auto-organização. Quer saber mais sobre o tema? Então confira 4 metodologias ágeis que podem te ajudar.

1. Scrum

A metodologia Scrum surgiu a partir dos métodos ágeis — aplicados por empresas japonesas — e pela percepção de que as ferramentas antigas não atingiam os objetivos da melhor maneira. Pode ser utilizado para qualquer projeto complexo, pois ajuda a gerenciar a equipe e a desenvolver mais trabalho em menos tempo, ou seja, aumentar a produtividade.

O scrum se inicia pela definição de um representante dos interesses do cliente e, a partir daí, faz-se o backlog, que é uma lista das tarefas para atingir o objetivo final, com os respectivos responsáveis. Com isso, é definido o sprint — período para a equipe completar uma tarefa do backlog. Esse tempo costuma durar duas semanas. São feitas reuniões diárias com a equipe — ou daily scrum — com o intuito de saber o que cada um está fazendo.

A transparência é um dos princípios do scrum, portanto, ao final de cada sprint, a equipe analisa o trabalho de todos, a fim de identificar possíveis gargalos e fazer melhorias — o uso do quadro de tarefas também ajuda na transparência. Outra característica importante é a divisão de atividades grandes em pequenas entregas, nas quais é possível a participação dos clientes, com o feedback de cada etapa.

2. Extreme programming

O extreme programming é baseado em práticas de engenharia para otimizar processos de criação de um produto, tendo como princípios a comunicação, feedback, simplicidade e coragem. É um método flexível, mas que demanda disciplina.

Como uma metodologia ágil, ele é semelhante, mas complementar, ao scrum, pois enquanto o scrum é mais gerencial, o extreme programming desenvolve mais os aspectos de engenharia.

3. Design thinking

O design thinking aborda situações do cotidiano e encontra soluções sob novas perspectivas, utilizando a criatividade, com foco na colaboração das pessoas em todo o processo e em experimentação.

Basicamente, divide-se nas etapas de imersão, na qual as necessidades e desejos dos clientes são levantados. Posteriormente, temos o processo da definição do problema, processando o que foi levantado na fase anterior. Com o problema definido, é necessário pensar na resolução, e isso comumente é feito com um brainstorming, de modo a escolher as melhores ideias. A partir daí, criam-se protótipos para avaliar a solução adotada. Por fim, são feitos testes com os clientes para a aprovação do projeto.

4. Kanban

O kanban é um método ágil bastante utilizado nas indústrias, que tem se difundido no gerenciamento de projetos em várias áreas. É bem visual e divide as tarefas, criando uma imagem do fluxo de trabalho, usualmente em:

  • tarefas que devem ser feitas (to do);
  • tarefas que estão sendo planejadas (plan);
  • em andamento (in progress);
  • tarefas feitas (done).

Dessa forma, os gargalos nos processos podem ser identificados com mais facilidade e eficiência. Ele também é semelhante ao Scrum, mas é mais focado no fluxo contínuo dos processos e na sua visualização, tendo menos regras, papéis ou iterações.

Colocando em prática essas metodologias ágeis no desenvolvimento de projetos em sua rádio, com certeza os resultados virão de uma forma mais rápida e eficaz, sem contar com a evolução da sua equipe de trabalho.

Então, vai aplicar algumas dessas técnicas no dia a dia de sua rádio? Agora que você conhece algumas metodologias ágeis que podem te ajudar, aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais e deixe seus contatos informados!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.