Mídia kit para rádio: o que é e como fazer?

Quando falamos sobre a gestão de meios de comunicação como o rádio, o uso de ferramentas eficientes como um mídia kit é essencial para atrair a atenção do mercado para a sua empresa e, assim, otimizar os seus resultados. Mas você sabe o que é e como esse documento funciona na prática?

O universo da comunicação é muito amplo e cheio de ferramentas que possibilitam uma relação ativa entre os veículos e seu público-alvo. Para quem trabalha nesse segmento, é muito importante estar familiarizado com todas as possibilidades de aperfeiçoar o conteúdo comunicativo. Assim, é possível obter sucesso nos seus objetivos.

Pensando nisso, neste post explicamos tudo o que você precisa saber sobre o mídia kit para rádio, abordando sua importância e o modo de torná-lo eficaz na divulgação da sua emissora de radiofusão. Acompanhe e saiba mais!

Afinal, o que é um mídia kit?

Mídia kit é uma expressão utilizada para definir um documento de apresentação que serve para vender seus serviços e intervalos para as agências e os clientes finais. Ou seja, é um material desenvolvido exclusivamente para atrair a atenção dos anunciantes em relação ao potencial de divulgação dos espaços comerciais de uma rádio e outros meios de comunicação.

Dessa maneira, a representação comercial de um veículo utiliza esse acessório para vender mais. Assim, será possível captar clientes interessados em anunciar no espaço publicitário e fechar contratos relevantes. É uma ótima ferramenta, portanto, para demonstrar todo seu potencial, ou seja, os motivos que vão atrair o anunciante e fazê-lo se interessar pela sua programação.

Vale destacar que um mídia kit não possui um formato definitivo e pode ser adaptado de acordo com o perfil e os interesses da sua rádio. Por tal razão, na hora da criação de um material desse tipo, seja criativo e não se limite a padrões que já circulam no mercado.

O mais importante é desenvolver um mídia kit focado em trazer vendas concretas para a sua rádio. Ou seja, deve ser criado a partir de informações que sejam relevantes para atrair investidores e garantir bons resultados para o negócio.

Como fazer um mídia kit atraente?

Bem, depois de entender o que é um mídia kit, que tal saber como elaborar um material arrebatador? Afinal, de nada adianta conhecer a ferramenta se você não souber utilizá-la de forma eficiente, gerando um retorno real para os negócios da sua empresa, certo?

A partir de um mídia kit bem desenvolvido, você obterá o destaque que tanto precisa para transformar sua radiodifusora num veículo de comunicação bem-sucedido. Por isso, entre as informações que não poderão ser ignoradas na sua apresentação, destacamos os elementos essenciais para a criação de um material realmente atraente. Confira!

Conte a história da empresa

Nenhum anunciante quer se associar a uma marca desconhecida. Por isso, é muito importante contar a história da empresa, destacando sua fundação, assim como a pessoa que está à frente do empreendimento — isso humaniza e aproxima o negócio do seu público.

Apresente uma justificativa para anunciar

Por que uma empresa deveria anunciar na sua rádio? Dê aos seus futuros clientes motivos realmente convincentes para fecharem um contrato e explique por quais razões eles devem acreditar nas suas qualidades.

Destaque as qualidades da rádio

Por falar em qualidades, depois das justificativas iniciais, é o momento de evidenciar suas melhores características. Deixe sempre claro quais são as vantagens de anunciar na sua rádio, evidenciando os benefícios dos seus anúncios criativos.

Apresente estatísticas e números de audiência do veículo

Não há dúvidas de que esses dados são fundamentais durante o processo de contratação de um espaço publicitário. Desse modo, faça com que todas as informações sejam transparentes e cheguem até seus patrocinadores por meio da disponibilização, no mídia kit, de um relatório claro e direto.

O seu material deve conter todas as estatísticas e números relevantes da sua rádio, como alcance do conteúdo, tipo de coberturas realizadas e o potencial de acesso.

Trace um perfil do seu público

Ao colocarem uma divulgação no ar, os anunciantes buscam atingir um determinado público-alvo. Sendo assim, traçar um perfil dos seus ouvintes é outra estratégia muito eficiente, pois, a partir disso, você conseguirá transmitir aos interessados as características e o alcance da sua audiência.

Faça um perfil detalhado, com dados demográficos e informações mais específicas, como hábitos de consumo. Dessa forma, você deixa claro quem é o seu público e atrai anunciantes que tenham real interesse no seu nicho de mercado.

Divulgue os casos de sucesso

Não esconda os casos de sucesso, eles podem ser um cartão de visita e uma das ferramentas mais atraentes do seu veículo. Então, liste todas as premiações já recebidas pela rádio. Afinal, ao conhecerem os destaques anteriores, os anunciantes ficarão mais propensos a confiar e apostar em uma parceria.

Desenvolva uma tabela de preços para veiculação

Além de todas as informações citadas, é muito importante desenvolver uma proposta clara de trabalho. Assim, essa tabela define não apenas os valores, mas também os formatos de anúncios e modos de comercialização aceitos pelo veículo.

Estabeleça datas de fechamento e dados de contato

Por fim, e não menos importante, defina no mídia kit as datas de fechamento para as contratações e as informações de contato para que os clientes possam se comunicar com sua empresa. Afinal, de nada adianta criar um material superatraente se ele não conduz os seus potenciais anunciantes a fecharem negócio, certo?

Como atrair mais anunciantes?

Agora que você já sabe o que é e como fazer um mídia kit, chegou o momento de pôr a mão na massa, definir os seus objetivos e conquistar ainda mais ouvintes e clientes para a sua rádio. Mas nessa etapa decisiva, é comum que os gestores fiquem em dúvida sobre as melhores formas de atrair anunciantes qualificados.

A primeira dica é ter paciência! A captação de clientes e empresas parceiras não é um processo fácil ou rápido, mas com algumas dicas é possível otimizar os seus resultados. Por tal motivo, invista em planejamento, organização e concepção de estratégias de comunicação capazes de alavancar a sua marca e transformar suas campanhas em cases de sucesso.

Além disso, para que o seu mídia kit tenha potencial para alcançar e atrair os parceiros ideais ao seu negócio, é essencial que você saiba a maneira correta de divulgá-lo. É muito importante que ele seja disponibilizado em plataformas estratégicas, como o site e as redes sociais da empresa, além de ser enviado para um mailing de potenciais clientes e anunciantes.

Não esqueça que a publicidade é um combustível imprescindível para a sobrevivência de qualquer meio. Por isso, deve sempre ser levada a sério na manutenção das relações comerciais dos veículos de comunicação. Construa um bom relacionamento com os anunciantes e agências de publicidade e garanta negócios de sucesso.

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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