O processo de migração para TV digital já é uma realidade no Brasil e tem atraído olhares curiosos do mundo inteiro. Em um esforço conjunto das emissoras, governo e população, o sinal analógico está sendo desligado gradativamente em uma promessa de maior qualidade audiovisual para a programação televisiva.
Quer saber mais sobre o assunto? Entenda de uma vez por todas como funciona o processo de migração para TV Digital no Brasil e como essa mudança pode impactar o seu negócio.
Como acontece a migração para TV digital?
O desligamento do sinal analógico no Brasil é uma determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Anatel e vem sendo implantado desde o ano de 2017, com previsão de conclusão até 2023.
Após o desligamento em sua cidade, o telespectador precisa adaptar o seu aparelho de televisão para receber o sinal digital, que passará a ser única opção disponível para assistir aos canais abertos.
Para migrar da TV analógica para a digital, os consumidores precisam seguir o seguinte passo a passo:
- 1º verifique a disponibilidade do sinal na sua região;
- 2º tenha uma antena UHF conectada ao seu aparelho para receber o sinal;
- 3º adquira um conversor digital — somente nos casos de modelos de televisão antigos ou de tubo;
- 4º sintonize os canais digitais da sua TV.
Para incentivar a migração completa e eficiente do sinal de TV por todo o país, todas as pessoas inscritas no Cadastro Único do governo têm direito a receber os conversores de forma totalmente gratuita. Até o momento, já foram distribuídos mais de 9 milhões de kits digitais.
Quais são as principais mudanças geradas pela migração?
A principal mudança ocasionada pelo fim do sinal digital diz respeito à qualidade do som e da imagem recebida pelo telespectador. A programação continua a mesma, mas agora é possível assistir aos seus conteúdos favoritos sem nenhuma interferência de “fantasmas” ou “chuviscos”.
A imagem digital é limpa, com muito mais definição, e o áudio é recebido em até seis canais diferentes. Assim, torna-se possível potencializar a transmissão e levar um conteúdo “de cinema” para a casa da população brasileira.
Além disso, a TV Digital é a única a contar com a ferramenta de áudio descrição. Um recurso super especial que contribui para a acessibilidade das pessoas com deficiência visual.
Outras mudanças geradas pela migração para a TV digital estão relacionadas com a mobilidade e interatividade dos telespectadores com os conteúdos transmitidos. É possível assistir televisão em qualquer lugar, com o uso de celulares que possuam o recurso adequado, e interagir com aplicativos dos seus programas favoritos em tempo real.
Como as emissoras podem se adaptar?
Para adaptar a sua emissora a essa nova realidade digital, é preciso elaborar um projeto técnico para a aprovação do local e instalação dos equipamentos necessários, como torre suporte, antena, receptores, transmissores etc.
Somente após a execução do projeto será possível legalizar a sua emissora no Ministério das Comunicações para, assim, iniciar a sua operação e transmissão de conteúdo.
Como você pode perceber, a TV digital veio para transformar e potencializar o consumo de conteúdos televisivos ao redor do país. E, se explorada da maneira adequada, pode trazer diversos benefícios para o seu negócio.
Esse post ajudou você? Assine a nossa newsletter e receba todas as dicas e conteúdos exclusivos sobre a migração para TV digital diretamente no seu e-mail.