Como fazer um bom planejamento de grade na programação de rádio?

Quando uma rádio está sendo criada, é muito comum que todos os esforços sejam focados na parte técnica. Investir em ferramentas e equipamentos é de extrema importância, mas não é tudo. O conteúdo que você oferece aos ouvintes na grade de programação de rádio será o seu diferencial entre centenas de radiodifusoras disponíveis. Sendo assim, deve haver um planejamento para definir o que e como você vai transmitir uma mensagem.

Ainda tem dúvidas sobre como fazer um bom planejamento de grade? Confira nossas dicas e descubra de uma vez por todas!

Entenda o perfil do ouvinte

Um dos passos mais importantes antes de montar uma grade de programação é entender quem é o seu ouvinte. Para criar um conteúdo adequado, você precisa saber com quem quer se comunicar e, a partir disso, descobrir qual é a melhor forma de criar essa relação.

Entender o perfil do ouvinte significa conhecer seus hábitos, gostos, desejos e necessidades. E é a partir dessas informações que você conseguirá definir uma linha de estilo para seguir, envolvendo o formato dos seus programas, o estilo de conteúdo transmitido e, até mesmo, o tipo de anunciante que pode encontrar.

Defina a região que você quer alcançar

Se você for trabalhar com uma rádio tradicional terá um alcance limitado. Por isso, é importante definir a região que você pretende alcançar e trabalhar o conteúdo em cima disso.

Diferentes regiões podem ter um perfil de moradores e frequentadores distintos, e você deve identificá-los para conseguir oferecer a programação adequada.

No caso de rádios online, o alcance é praticamente ilimitado. Então, você deve focar apenas no perfil do seu ouvinte.

Fique de olho nas tendências

Conhecer as músicas e estilos mais tocados é fundamental para criar uma programação atraente e sempre atualizada. Para manter os ouvintes interessados no seu conteúdo é importante sempre inovar e trazer novidades para a grade.

Leia também:  Dicas para sempre manter a qualidade do conteúdo na rádio

Entretanto, você deve ser fiel ao estilo da sua rádio. Se a sua proposta é criar uma programação musical dos anos 80, não faz sentido querer transmitir um pop moderno. Ao invés de agradar, essa atitude só servirá para afastar o seu verdadeiro público.

Preze pelo equilíbrio

Equilíbrio é tudo! E isso também vale na hora de planejar a programação de uma rádio. Por isso, aposte em uma grade variada e equilibrada, prezando sempre por satisfazer as necessidades do seu público.

Para manter seus ouvintes interessados no que você oferece, uma boa dica é contar com uma programação múltipla, que contenha programas musicais, entrevistas, entretenimento e conteúdos informativos. Só não vale exagerar, viu? Deixe sempre claro qual é o segmento e objetivo do seu projeto.

Agora que você já sabe tudo sobre como planejar uma grade de programação de rádio, é hora de colocar a mão na massa! Seguindo nossas dicas, é possível criar um conteúdo incrível, que atrairá e fidelizará os seus ouvintes. Está esperando o que para experimentar?

Este post ajudou? Siga nossa página nas redes sociais e fique por dentro de todas as dicas e novidades sobre o assunto.

Comentários

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua há mais de 4 anos no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa com mais de 20 anos produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe uma resposta