5 dicas para conseguir uma boa reportagem mais rápido na era digital

jornalismo digital é uma das principais tendências da comunicação mundial, e tem transformado a forma como as pessoas consomem notícias. Se antes os leitores precisavam esperar o jornal de domingo para ter acesso a uma boa reportagem, hoje tudo acontece instantaneamente, ao alcance de um clique. Mas, afinal, você sabe o que é reportagem?

Leia este post, descubra exatamente do que se trata e confira cinco dicas para conseguir produzir um conteúdo jornalístico de qualidade, de forma rápida e eficiente na era digital. Ficou curioso? Então, continue conosco!

O que é reportagem?

Entender a fundo qual é a sua missão facilita e viabiliza um trabalho de qualidade. Foi nisso que pensamos quando criamos este tópico. Afinal, como fazer uma reportagem eficiente sem saber o que é e qual é o objetivo dessa categoria de material?

Pois bem, depois de compreender a importância dessa informação, vamos à explicação: reportagem é uma forma de ofertar diversos lados e versões de uma notícia. Esse formato de conteúdo deve servir para informar, orientar e contribuir para a formação de opinião do leitor. Sabendo disso, veja quais características uma boa reportagem deve carregar:

  • clareza nas informações divulgadas;
  • objetividade na linguagem adotada;
  • dinamismo no texto construído e na mídia apresentada.

Quais são as diferenças entre reportagem e notícia?

Agora que você entendeu o conceito de reportagem, vai querer saber no que ela se difere da notícia, correto? A notícia, diferentemente da reportagem, deve ir a público quase que imediatamente ao fato noticiado.

Contendo agilidade nas características necessárias, esse material deve ser relevante para a comunidade geral e apresentar apenas a informação, passada da forma mais imparcial possível. Compreender a estrutura necessária também pode auxiliar o entendimento do conceito. Veja quais são as perguntas que uma notícia deve responder:

  • o que aconteceu?
  • quem se relaciona com o fato?
  • como o ocorrido se deu?
  • quando?
  • onde?
  • e, se possível, rápida e diretamente, por quê?

Não se esqueça que, independentemente do que estiver sendo noticiado, o tom utilizado deve ser formal, mantendo a imparcialidade.

Como conseguir uma boa reportagem?

O sucesso da sua rádio também depende dos materiais oferecidos aos ouvintes. É exatamente por conta disso que você precisa conferir os próximos tópicos! Veja, portanto, 5 dicas práticas para conquistar qualidade, eficiência e rapidez quando o assunto é reportagem na era digital!

1. Escolha um tema relevante

Para criar um conteúdo que desperte o interesse do seu público-alvo, você precisa ir em busca de temas que lhe são relevantes. Dentro da temática da sua rádio, é necessário pensar no contexto das notícias atuais e escolher um assunto que gere curiosidade nos seus ouvintes.

Existem várias maneiras de direcionar uma boa reportagem — você só precisa encontrar a que melhor se aproxime do segmento que quer atingir, e encontrar uma forma criativa e inovadora de traduzir essas informações.

Você pode, por exemplo, falar sobre uma notícia factual, uma curiosidade que agrade os seus fãs ou explicar como são os bastidores do seu programa. De nada adianta o texto cumprir os requisitos de notícia, se a pauta não chamar a atenção do público-alvo.

2. Pesquise e transmita por meio das redes sociais

Para chegar ao melhor enfoque da matéria, você deverá pesquisar e absorver todas as informações de qualidade que encontrar. E, quanto a isso, apesar de estarem cheias de notícias e informações falsas, as redes sociais ainda são uma boa opção para encontrar um tema interessante para a sua reportagem.

Além da pesquisa, as redes sociais também oferecem a oportunidade de entregar uma notícia de forma mais rápida e eficiente do que a concorrência. Plataformas como o Facebook, YouTube e Instagram permitem a transmissão de vídeos ao vivo, o que pode ser uma grande diferencial da sua rádio.

É possível, por exemplo, que você ou a sua equipe façam vídeos rápidos, com uma prévia do conteúdo que será abordado na reportagem. Assim, seus seguidores terão acesso ao conteúdo em primeira mão — o que faz toda a diferença nessa era em que tudo é urgente e instantâneo.

3. Contrate profissionais freelancers

Em alguns casos, quando a demanda de notícias é grande, a contratação de profissionais freelancers é imprescindível para a melhor disposição das equipes e tarefas a serem desenvolvidas. Por isso, não tenha medo de apostar nesse tipo de serviço!

Seja em grandes eventos, situações emergenciais ou mesmo para produzir um conteúdo mais específico e elaborado, contar com um jornalista freelancer é sempre uma dica útil para produzir uma boa reportagem.

4. Conte com a participação do seu público

Se a sua rádio é pequena, é normal que nem sempre você conte com a infraestrutura ou a disponibilidade necessária para cobrir muitos acontecimentos. Por isso, outra dica é instigar a participação popular na criação dos conteúdos.

Posicione-se como o representante de uma determinada comunidade e conte com os seus ouvintes para enviar fotos, vídeos e demais relatos de que você pode precisar para fazer uma reportagem.

Instigue a participação do seu público ouvinte, assim a transmissão da notícia se torna ainda mais completa e dinâmica. Conte com as facilidades tecnológicas disponíveis: o WhatsApp é uma ótima ferramenta para mensagens rápidas.

5. Faça textos curtos

A última dica é produzir conteúdos curtos. Mas, atenção: curto não significa incompleto ou raso! Ofertar ainda mais agilidade às suas produções também deve ser a sua prioridade. Nada de enrolar o ouvinte!

Na era digital, os textos tendem a ser cada vez menores e mais concisos, contando com o recurso da atualização a qualquer momento. Ainda assim, é essencial que as suas reportagens contem com todas as informações necessárias e tragam uma informação realmente relevante para o seu público.

Como ter acesso às informações antes da concorrência?

O jornalismo na era digital é muito mais dinâmico e rápido em relação ao de papel. Por isso, para ganhar mais credibilidade do público e ser preferência, você precisa se destacar oferecendo ainda mais agilidade no passar de informações ao público.

Os repórteres de rua da sua rádio é que devem ajudar nessa missão de obter informações antes da concorrência, além de passá-las à redação. Por isso, o treinamento dessa equipe é fundamental. É função dela observar, anotar e transmitir as informações para o responsável. 

Falando em transmitir, de nada adianta entender o que é reportagem e conquistar uma boa pauta, se não houver equipamentos para fazê-la com agilidade. A ideia aqui é treinar a equipe focando na agilidade e qualidade, além de equipar os repórteres com acessórios.

Vale saber que usufruir da tecnologia que está à sua disposição pode ser a chave do sucesso da sua rádio. Então, quer saber mais sobre o assunto? Descubra o que é um mídia kit para rádios e veja como fazer o seu!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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