Quando se trata de gestão de equipes, sem dúvidas você está constantemente em busca de extrair o melhor das pessoas para que os objetivos do grupo sejam atendidos, afinal, quando a sua equipe vai bem, é sinal de que seu trabalho como gestor está trazendo bons resultados.
No caso de emissoras de rádio e TV, isto não é diferente: uma boa gestão das equipes é primordial. Mas como conseguir gerir as equipes de forma cada vez mais eficiente? Nesse texto, abordaremos algumas dicas para você, gestor, que busca a melhoria contínua da sua equipe. Fique conosco e boa leitura!
Busque bons profissionais
A etapa de recrutamento deve ser feita com bastante critério para que sejam selecionados bons funcionários para compor a equipe. É importante saber recrutar de acordo com as atividades desempenhadas, avaliando as características, qualificação técnica e experiência desejadas.
Além de um bom currículo, também é interessante avaliar o interesse do candidato e se o seu perfil combina com o que a empresa deseja.
Saiba dar feedback
Para que seus funcionários apresentem constante melhoria nas tarefas desempenhadas, eles precisam receber um feedback do gestor, assim eles saberão em quais pontos precisam melhorar. Pois, muitas vezes a falta deste retorno, tanto positivo quanto negativo, provoca desânimo e até queda de rendimento.
Para dar o feedback da melhor forma, é necessário entender a melhor maneira de falar com cada funcionário, podendo ser em uma conversa individual, contando os pontos positivos e os que precisam de melhoria, por e-mail ou em uma reunião. Deixe sempre claro que a empresa conta com o talento do funcionário e está disposta a aperfeiçoar as suas habilidades.
Delegue funções de forma sábia
Sem dúvidas, uma das atribuições do líder é delegar funções, e isto deve ser feito com muito cuidado, para que as tarefas sejam desempenhadas da melhor maneira possível.
Para atingir este objetivo, conheça bem cada integrante de sua equipe, seus pontos fortes e fracos e extraia o melhor de cada um. No caso de trabalhos em equipe é interessante nomear um responsável pela tarefa e cada membro deve saber claramente a sua função.
Tenha uma comunicação efetiva
Manter a comunicação com seus funcionários é essencial para mantê-los produtivos, por isso é importante que haja um bom fluxo de informação e que aconteça de forma rápida e efetiva.
Falhas na comunicação são bastante comuns em empresas e geralmente é a maior causa de retrabalho. Para que isso não aconteça, informe com clareza o que é necessário utilizando plataformas de comunicação ou então em reuniões frequentes com a equipe.
Atente-se para a gestão de equipes de campo
Gerir equipes que trabalham em campo acaba sendo uma tarefa um pouco mais complicada, por isso você deve tomar alguns cuidados. Por exemplo, é preciso estar em constante comunicação com a equipe, para saber o que estão fazendo e onde estão atuando.
Com o auxílio da tecnologia, usando aplicativos específicos, o gestor pode ter acesso a dados que lhe ajudarão a tomar as melhores decisões na gestão de equipes em campo.
Além de desenvolver uma boa liderança e melhorar a gestão de equipes para prestar serviços de qualidade, você com certeza deseja fidelizar seus clientes e atingir um público cada vez maior. Para atingir este objetivo, além de seguir estas dicas, é essencial investir em marketing para se manter ativo no mercado.
Este conteúdo sobre como melhorar a gestão de equipes de sua emissora foi esclarecedor para você? Que tal dar uma conferida no nosso artigo sobre dicas de marketing para emissoras de TV?